19/02/2016
Combate ao Aedes: próxima mobilização da Saúde será neste sábado (20), com apoio de voluntários

Dando continuidade ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil de Birigui promovem neste sábado (20 de fevereiro) mais um mutirão, agora nos bairros Colinas e Alto do Colinas. A ação deverá contar com a participação de voluntários de igrejas católicas e evangélicas do município.

Demais instituições ou munícipes que queiram colaborar podem comparecer às 7h30 na escola municipal Profª Adelina Bernadete dos Santos Pacitti, na rua Silvio Marcelino da Silva, 502, onde será a concentração. A meta da administração municipal é vistoriar, das 8h às 12, um universo de mais de 700 imóveis. A ação terá o apoio ainda da Guarda Municipal.

Os moradores devem depositar na calçada de suas casas tudo aquilo que não serve mais e pode servir como foco de reprodução para o mosquito, como móveis velhos, pneus, garrafas, latas, entre outros. No entanto, não serão recolhidos restos de construção civil e galhadas. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto passarão com caminhões recolhendo todos os materiais.

RESPONSABILIDADE

O grande objetivo do mutirão é que a população sinta que também tem sua responsabilidade nesta luta contra o Aedes. A administração municipal também está empenhada no combate à proliferação do mosquito e tem realizado diariamente diversas medidas de prevenção. A mobilização deste sábado, por exemplo, será a oitava somente neste mês.

Já foram realizadas ações nos bairros: João Crevelaro, Cohab 3, Monte Líbano, São Braz, Jardim Tóquio, Recanto Verde, São José, Parque das Nações, Nossa Senhora de Fátima, Vila Gardenal, Vila Giampietro, Jardim Tropical, Jardim Icaray, Santo Antônio, Parque das Paineiras, Residencial São Bento, Jardim Popi, Ipanema, Chácaras Caiçaras, Silvares, Recreio e Jardim São Conrado.

Conforme balanço da Vigilância Epidemiológica, até o último dia 15 de fevereiro foram registrados 435 casos positivos de dengue no município, sem ocorrência de óbito. Até o momento, não há registros de casos de febre chikungunya e zika vírus, que está associado aos casos de microcefalia em recém-nascidos.

Texto e foto: Rafael Lopes