19/02/2016
Prefeito participa de ações da rede municipal no Dia de Mobilização da Educação contra o Zika

O prefeito Pedro Bernabé participou das atividades do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, que acontece em todo o país nesta sexta-feira (19). Em Birigui, as ações de conscientização estão acontecendo em todas as escolas municipais e nos CEIs (Centros de Educação Infantil), envolvendo alunos, pais, professores e demais funcionários.

A mobilização é uma ação idealizada pelo MEC (Ministério da Educação) como parte dos esforços da campanha nacional Zika Zero. Passeatas, vistorias para eliminação de focos do mosquito, exposições, palestras, distribuição de folhetos produzidos pelos alunos, entre outras atividades lúdicas estão entre as atividades realizadas até o final desta sexta.

APITAÇO

Pela manhã, os alunos, professores e servidores da escola Roberto Clark estiveram na praça James Mellor distribuindo aos munícipes folders educativos sobre o combate ao mosquito. Com cartazes apitos para chamar atenção, as crianças também percorreram algumas ruas da região central. O prefeito deixou seu gabinete e foi parabenizar os alunos e profissionais envolvidos na ação.

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, o prefeito esteve às 10h na escola municipal Profª Leonor Chaim Cury, no Jardim Santana. As crianças da escola produziram cartazes e fixaram nas paredes da unidade. Houve, também, várias apresentações de dança e teatro. Em seguida, os alunos visitaram casas e abordaram as pessoas nas ruas entregando folders produzidos durante as aulas.

PASSEATA

Com gritos de ordem “Fora Zika, aqui você não fica” e bexigas pretas, os alunos da pré-escola e do 1º ao 5º do ensino fundamental da escola Profª Izabel Branco fizeram uma passeata por ruas do bairro Ivone Alves Palmas protestando pela falta de conscientização da população em eliminar os criadouros do mosquito em suas residências.

Já no CEI (Centro de Educação Infantil) Maria Cecília de Lima Jardim Maroni, no bairro Santa Luzia, as professoras fizeram rodas de conversa, de histórias e músicas sobre o assunto. Com faixas na cabeça e rostos pintados, simbolizando soldados, as crianças fizeram uma passeata lúdica no interior da própria escola.

O chefe do Executivo elogiou todas as atividades ocorridas na rede municipal. “O objetivo da campanha é sensibilizar pais e os moradores dos entornos das unidades sobre a importância da promoção diária de medidas preventivas contra o mosquito”, frisou Bernabé. A secretária de Educação adiantou que a conscientização dos alunos sobre o combate ao Aedes será desenvolvido durante todo o ano letivo. "Além disso, todos os dias 19 de cada mês novas mobilizações educativas sobre o tema serão realizadas pelas unidades escolares".

Texto e fotos: Rafael Lopes e Tiago Lotto