19/02/2016
Prefeito Pedro Bernabé agradece apoio do 37º Batalhão de Infantaria de Lins no combate ao Aedes

O prefeito Pedro Bernabé acredita que a atuação das Forças Armadas nas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo muito importantes no trabalho de apoio aos municípios. “Em Birigui tivemos a ajuda do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins. Essa parceria foi muito produtiva”, destacou o chefe do Executivo.

Na tarde desta sexta-feira (19) o prefeito fez questão de visitar o Tiro de Guerra de Birigui e agradecer os militares que atuaram em Birigui e hoje retornaram a Lins. Eles ajudaram a Secretaria de Saúde durante os 17 a 19 de fevereiro. Antes, dia 13, outro grupo esteve na cidade, também atuando na campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus.

O chefe do Executivo agradeceu o 2º tenente Abraão de Oliveira, responsável pela equipe de 18 membros do Exército de Lins que atuou esta semana em Birigui. Na primeira visita das Forças Armadas esteve na cidade o 1º tenente João Carlos Zambotti.

PALESTRAS

Segundo o prefeito, dois tenentes do Exército de Lins estarão em Birigui no próximo dia 25, quando estarão ministrando palestras em escolas da Prefeitura Municipal e do Estado. Durante os três dias de ação na cidade, os militares percorreram 15 bairros de Birigui. Eles deram apoio aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Vetores e Zoonozes (CCVZ). Os militares agradeceram a acolhida da equipe de Birigui. Alojados no TG 02-008, receberam alimentação da Cozinha Piloto, da Prefeitura Municipal.

NOVO MUTIRÃO

Dando continuidade ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil de Birigui promovem neste sábado (20 de fevereiro) mais um mutirão, agora nos bairros Colinas e Alto do Colinas.

A ação deverá contar com a participação de voluntários de igrejas católicas e evangélicas do município. Demais instituições ou munícipes que queiram colaborar podem comparecer às 7h30 na escola municipal Profª Adelina Bernadete dos Santos Pacitti, na rua Silvio Marcelino da Silva, 502, a partir das 7h30, onde será a concentração. A meta da administração municipal é vistoriar, das 8h às 12, um universo de mais de 700 imóveis. A ação terá o apoio ainda da Guarda Municipal.

Os moradores devem depositar na calçada de suas casas tudo aquilo que não serve mais e pode servir como foco de reprodução para o mosquito, como móveis velhos, pneus, garrafas, latas, entre outros. No entanto, não serão recolhidos restos de construção civil e galhadas. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto passarão com caminhões recolhendo todos os materiais.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro