24/02/2016
Saúde vistoria mais de 5,3 mil imóveis de Birigui em quatro dias de mutirões contra o Aedes aegypti

Mais de 5,3 mil imóveis de Birigui, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos, foram vistoriados durante os quatro dias de mutirão de combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, realizados entre os dias 17 e 20 deste mês.

Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que outros 3.205 imóveis foram encontrados fechados e, em outros 23, os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde que participavam das ações. Larvas do mosquito foram encontrados em 182 recipientes, em aproximadamente 88 propriedades.

Os mutirões ocorreram em 18 bairros: Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Vila Gardenal, Vila Giampietro, Jardim Tropical, Jardim Icaray, São Bento, Recreio, Patrimônio Silvares, Vila Silvares, Jardim Popi, Jardim Ipanema, Chácaras Caiçara, São Conrado, Jardim Portão Azul, Paineiras, Colinas e Alto do Colinas.

ATUAÇÃO

Quase cem profissionais da Saúde, entre agentes comunitários, agentes de combate a endemias, educadores e supervisores, estiveram envolvidos nos trabalhos. Militares do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins, participaram dos mutirões entre os dias 17 e 19, na terceira etapa de mobilização das Forças Armadas contra o Aedes, coordenada pelo Ministério da Defesa.

No sábado (20), a ação no Colinas ganhou o reforço de mais de 50 voluntários de igrejas do município. Participaram fiéis da Assembleia de Deus Ministério Belém, Congregação Cristã, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Amor e Cuidado (extensão da PIB Araçatuba). Houve também o apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Públicos, que fez o recolhimento de materiais inservíveis descartados pela população.

“Os mutirões alcançaram seus objetivos, pois muitos imóveis foram vistoriados e potenciais criadouros do Aedes foram eliminados. Além disso, os munícipes foram conscientizados sobre a responsabilidade que possuem nesta ‘guerra’ contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus”, afirmou o prefeito Pedro Bernabé, destacando que a administração municipal está empenhada no enfrentamento ao vetor.

ESFORÇOS

A secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, alerta que nem mesmo esses esforços serão suficientes para deter o Aedes se a população também não se engajar. “Precisamos que todos os biriguienses se sensibilizem para a situação que estamos vivendo e dediquem, pelo menos, 10 minutos por semana para percorrerem o quintal de suas casas, removendo os possíveis criadouros do mosquito”, pediu.

Andrea destacou que além dessas medidas de impactos, ações de prevenção contra o Aedes são executadas diariamente. Ela adiantou ainda que novos mutirões já estão sendo programados para todos os sábados dos próximos dois meses. “Nosso objetivo é que todos os bairros do município sejam vistoriados até abril. Não estamos medindo esforços para controlar o mosquito”, ressaltou.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro