25/02/2016
Melhor Caminho: em São Paulo, prefeito Bernabé pede melhorias para estradas rurais de Birigui

O prefeito Pedro Bernabé esteve no último dia 22 na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, onde solicitou melhorias para as estradas rurais de Birigui ao secretário Sr. Arnaldo Jardim. Na oportunidade o prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro. Eles foram recebidos pelo assessor parlamentar e apoio aos municípios Sr. Ary de Araújo Jr.

No documento, a Prefeitura de Birigui solicita que o município receba os serviços do Programa Melhor Caminho, que visa execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra.

A administração pediu melhorias das vias de acesso aos bairros rurais BGI-428 (Estrada Municipal que liga os bairros Duas Barras e Goulart); BGI-337 (Estrada Municipal - Bairro Boato); BGI-258 (Estrada Municipal Joaquim Paulo - Bairro Veado); BGI-140 (Estrada Municipal - Bairro Moinho); BGI-117 (Estrada Municipal -Bairro São Luiz); BGI-323 (continuidade da Estrada Municipal Domingos Vendrame - Bairro Portugueses); BGI-425 (Estrada Municipal que liga do Bairro Portugueses ao Ribeirão aguaçu); BGI-010 (Estrada Municipal José Moimas Neto - Bairro Casa de Tábua); BGI-070 (Estrada Municipal Domingos Vendrame - Bairro Guatambu); BGI-390 (Estrada Municipal - Bairro Baguaçu ao Bairro Canela) e BGI-265 (Estrada Municipal - Bairro Taquari até a cidade de Bilac).

As melhorias já haviam sido solicitadas em 2014. O recente pedido reforçou a solicitação feita pelo prefeito Pedro Bernabé. “Temos que oferecer estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários”, comentou o prefeito, lembrando que a agricultura familiar é forte no município.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a proposta do Programa Melhor Caminho é de interesse social. Ela está respaldada pela Lei nº. 6171 de 04 de julho de 1988 e regulamentada pelo Decreto nº. 41.719, de 16 de abril de 1997, que dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo agrícola.

O Programa Melhor Caminho tem como objetivos a readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação do “greide estradal”, para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente; dotar os pontos de sangra da estrada (deságue) de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático e melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Marcelo Marques