25/02/2016
Combate ao Aedes: Com apoio da Prefeitura, Exército palestra em quatro escolas de Birigui

A campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus, continua sendo realizada em Birigui.

Quatro escolas da cidade receberam nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, militares do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins. Estiveram na cidade o 2º tenente Abraão de Oliveira, o 3º sargento Marcos Antônio Cazé do Nascimento, o 3º sargento Leonardo Messias Nahsan Libanez e o cabo André Cesar de Oliveira Alves.

O 2º tenente Abraão e o cabo Oliveira visitaram a escola municipal Profª Teresinha Bombonati. Já o 3º sargento Cazé e o 3º sargento Nahsan visitaram a escola municipal Adelina Pacitti. Eles palestraram nas escolas da Prefeitura das 10h às 12h. No período da tarde, das 15h às 17h, os militares estiveram nas escolas do Estado, Profa. Lydia Helena Frandsen Stuhr e Profa. Regina Valarini Vieira.

No período da manhã o prefeito Pedro Bernabé, a secretária de Educação, Sônia Guaraldo, e a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta, acompanharam a palestra da escola Teresinha Bombonati. À tarde, o prefeito e a secretária de Educação estiveram na escola Regina Valarini. “Esta colaboração do Exército é extremamente importante para combatermos o mosquito Aedes aegypiti. É a terceira vez que os militares de Lins visitam e nos ajudam em Birigui”, citou Pedro Bernabé. Na escola Teresinha o prefeito e as secretárias foram recebidos pela diretora Sandra Cássia Ferrari de Paula.

A aluna Lais Manzini da Silva, de 9 anos, disse que já aprendeu “um montão de coisas” sobre o mosquito Aedes. “Ainda bem que ninguém da minha família pegou dengue. Aprendi na escola como evitar os criadouros do mosquito”, disse a estudante do 4º ano.

Alexandre Cortinovius Esteves, de 8 anos, disse que já fez vários trabalhos escolares sobre o mosquito. “Fui picado, mas ainda bem que não peguei dengue. Estamos pesquisando sobre o Aedes e passando orientações para nossos familiares e amigos”, disse o estudante da escola Teresinha Bombonati.

Houve, também, entrega de panfletos educativos sobre como cuidar das residências e como evitar criadouro do mosquito Aedes.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes e Tiago Lotto