01/03/2016
Secretaria de Educação de Birigui abre inscrições para bolsas de estudos a universitários

A Secretaria Municipal de Educação de Birigui abriu nesta terça-feira (1º de março) inscrições para concessão de bolsas de estudos para alunos carentes que estão fazendo curso superior e necessitam de auxílio para pagar as mensalidades. Serão distribuídas 120 bolsas no valor de até R$ 1 mil, que será pago em dez parcelas mensais.

As inscrições vão até o dia 14 e devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.semebi.net/bolsa. Na impossibilidade de acesso particular à internet, o interessado pode utilizar gratuitamente um equipamento disponibilizado na Secretaria de Educação, que fica na rua Siqueira Campos, 362, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Serão concedidas bolsas de estudos somente para universitários carentes, cujas famílias residam no município há, pelo menos, cinco anos. Fica vedada a concessão a candidatos que tenham disciplinas em regime de dependência ou que já possuam curso superior completo. Dois membros (ou mais) da mesma família não podem usufruir deste mesmo benefício.

DOCUMENTAÇÃO

O formulário de inscrição deve ser impresso e entregue na Secretaria de Educação entre os dias 15 e 17 deste mês. É necessário anexar cópias do RG e CPF do candidato, pais ou cônjuge; certidão de nascimento dos filhos menores; declaração de renda familiar; carteira de trabalho ou holerite com salário atualizado do inscrito e familiares e comprovante de residência.

O candidato deve apresentar ainda o histórico escolar de 2015 (se for o primeiro ano de faculdade deve apresentar o histórico escolar do ensino médio) e atestado de matrícula de 2016, fornecidos pela instituição de ensino, contendo declaração de não dependência ou retenção de semestres anteriores, assinado pelo responsável da instituição de ensino.

SELEÇÃO

Com base nos dados apresentados, serão selecionados aqueles que apresentarem a menor renda familiar per capita e o melhor desempenho escolar. No caso de empate, os candidatos mais velhos e com maior número de filhos terão preferência. A análise da documentação será feita por uma comissão nomeada pelo prefeito Pedro Bernabé.

O decreto municipal 5.556 de 17 de fevereiro de 2016, que contém todas as informações sobre o processo, pode ser acessado no site da Prefeitura (www.birigui.sp.gov.br), na seção legislação. Ainda não há prazo estipulado para a divulgação da classificação dos selecionados. Outras informações: (18) 3643-6180.

Texto: Rafael Lopes