01/03/2016
Prefeitura reforma prédio da antiga estação ferroviária que abrigará Secretaria de Cultura e Turismo

A Prefeitura de Birigui está reformando o prédio da antiga estação ferroviária, em frente à praça Raul Cardoso, no Jardim Pérola. O imóvel será ocupado pelo setor administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que atualmente funciona na Casa de Cultura Cristina Calixto, na região central. O local contará também com espaços para intervenções artísticas.

As obras iniciaram na semana passada e são executadas pela Secretaria de Obras, com recursos próprios do município. Os serviços consistem em adaptações de salas, colocação de vitrôs, portas, reboque das paredes, pintura, correção do piso e ligações hidráulicas e elétricas. O prédio será todo cercado com grade para manter a segurança e impedir atos de vandalismo.

GALPÃO

“Teremos um amplo galpão para os cursos gratuitos que oferecemos à população e também para as apresentações de dança, teatro, shows acústicos e exposições. A plataforma externa será reformada para outras atividades de artes. Em outra parte do galpão continuará sendo armazenado os materiais do projeto Natal Iluminado”, explicou o secretário Lino Tonsig.

Tonsig disse que a ocupação do prédio da estação está prevista na meta 23 do Plano Municipal de Cultura (lei 6.080/2015), que estabelece a disponibilização de novos equipamentos para atividades culturais até 2.025. “Além disso, nosso objetivo é preservar o prédio, que faz parte do nosso patrimônio histórico, por ter vínculo com o progresso e desenvolvimento da cidade”, afirmou.

HOMENAGEM

O prefeito Pedro Bernabé encaminhou à Câmara projeto de lei para denominar o prédio de “Estação das Artes Giovani Aparecido Machado”, ex-secretário de Cultura, assassinado em 2015. “O Giovani foi um servidor de carreira e um cidadão sensível às causas coletivas. Essa homenagem é justa por toda contribuição dele às áreas social e cultural do nosso município”, destacou.

Texto e fotos: Rafael Lopes