03/03/2016
Agentes de Saúde vão receber 'extra' do Estado para trabalhar aos sábados no combate ao Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui aderiu à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, do Governo do Estado de São Paulo, que vai pagar R$ 120 a cada agente de saúde que trabalhar aos sábados nos mutirões de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O repasse será feito por meio do Fundo Estadual de Saúde.

O termo de adesão foi assinado no dia 25 de fevereiro e encaminhado à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba. Cem profissionais, entre agentes de saúde e de combate a endemias, além de sete supervisores do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e três da ESF (Estratégia de Saúde da Família) vão participar da campanha.

ATIVIDADES

Serão nove sábados de atividades remuneradas, sendo quatro neste mês e cinco em abril. A primeira acontecerá no próximo dia 5, quando haverá mutirão nos bairros Thereza Maria Barbieri e Ivone Alves Palma. A concentração será na praça do Cristo, na avenida das Rosas, a partir das 7h30. A previsão é percorrer cerca de 1,8 mil imóveis, entre casas, comércios e terrenos.

Os servidores farão vistorias em imóveis para eliminação de criadouros e potenciais focos do Aedes, bem como orientarão os moradores de como evitar infestações. Após os trabalhos, uma lista de presença dos profissionais e o relatório detalhado das visitas serão enviados à Sucen, autarquia vinculada ao Estado, como forma de prestação de contas.

VALORIZAÇÃO

A secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, disse que a iniciativa do Estado é uma forma de incentivar e valorizar os agentes. “É importante também para a continuidade dos mutirões que estamos realizando desde fevereiro. Nosso principal objetivo é que todos os bairros da cidade sejam vistoriados até abril”, afirmou.

Ações de combate à proliferação do mosquito são executadas diariamente no município. Além disso, oito mutirões já foram realizados, alguns com o apoio do Exército e voluntários de igrejas da cidade. “Estamos empenhados no enfrentamento ao Aedes e contamos com o engajamento da população. Que cada morador dedique, pelo menos, 10 minutos por semana para eliminar os criadouros do interior de suas casas”, completou Andrea.

Texto e foto: Rafael Lopes