03/03/2016
Secretaria de Saúde de Birigui investiga morte suspeita por dengue

Dos cinco exames feitos pelo Governo Estadual para detectar dengue como motivo de óbito, dois exames deram positivo em uma paciente de Birigui que faleceu no dia 30 de janeiro deste ano. Moradora do bairro Jandaia, ela faleceu aos 74 anos. Seu atestado de óbito traz como causas pneumonia e insuficiência respiratória.

A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, que na manhã desta quinta-feira, dia 3, atendeu três emissoras de TV que solicitaram agendamento com ela para entrevista sobre o decreto 5.566, de 1 de março de 2016, que declarou calamidade pública em Birigui.

Após explicar os motivos que fez a Prefeitura decretar estado de calamidade pública, a secretária Andrea falou sobre o caso suspeito e disse que dificilmente os três exames restantes negarão a dengue. “Já estamos considerando este óbito como a primeira morte por dengue em Birigui em 2016”, frisou ela aos repórteres que agendaram entrevista antecipadamente.

Segundo a secretária de Saúde, Birigui registra até o momento 2.525 notificações, sendo que 922 são casos positivos de dengue.

ALTERAÇÃO

Ainda de acordo com a secretária de Saúde de Birigui, o Governo do Estado alterou a relação de óbitos ocorridos no município em 2015. Birigui registrou 7 óbitos no ano passado, não 6 como divulgado anteriormente.

A mudança ocorreu porque a Prefeitura de Coroados informou que uma senhora de 70 anos, vítima de uma acidente de trânsito na Marechal Rondon, em setembro de 2015, recebeu atendimentos médicos em Birigui desde o dia do acidente até o seu falecimento, ocorrido em novembro do ano passado.

Com fratura no fêmur, ela recebeu atendimento médico em Birigui e chegou a residir na casa do filho, que mora no bairro João Crevelaro. Como a Prefeitura de Coroados informou ao Estado que ela pegou dengue em Birigui, e pelo fato do filho residir na cidade, o Governo Estadual alterou a relação dos números de óbitos dos municípios.

Texto e foto: Tiago Lotto