07/03/2016
Agentes da Saúde vistoriam 1,8 mil imóveis de dois bairros de Birigui em mais uma ação contra o Aedes

A Prefeitura de Birigui continua as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. No último sábado (5 de fevereiro), a Secretaria Municipal de Saúde fez uma varredura de focos do mosquito em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios dos bairros Ivone Alves Palmas e Thereza Maria Barbieri.

Os agentes de saúde e de combate a endemias vistoriaram 1.840 imóveis, onde recolheram potenciais criadouros, como latas, garrafas, entre outros recipientes. Eles ainda orientaram os moradores como evitar a infestação do inseto. Cerca de 90 profissionais, entre agentes e supervisores, participaram do mutirão.

Este foi o nono mutirão realizado contra o mosquito Aedes, sendo mais de 25 bairros vistoriados. A mobilização do último final de semana foi a primeira com agentes e supervisores recebendo remuneração extra de R$ 120, cada um, repassados pelo governo do Estado. A secretaria fará mais três ações semelhantes ainda neste mês e outras cinco em abril, sempre aos sábados.

TRABALHOS

Além dessas medidas de impactos, trabalhos preventivos para evitar a proliferação do mosquito são executadas ininterruptamente. Agentes de saúde fazem diariamente visitas casa a casa para orientar os moradores e eliminar criadouros. É realizado ainda bloqueios com nebulização e monitoramento de pontos especiais e estratégicos, entre outros. As escolas da rede municipal também estão se mobilizando e conscientizando alunos e pais.

Veja, abaixo, medidas de prevenção contra o Aedes

• Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

• Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

• Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

• Caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

• Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

• Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

• A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

• Coloque detergente na bandeja atrás da geladeira;

• Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água.

Texto e fotos: Rafael Lopes