08/03/2016
Secretaria de Saúde de Birigui realiza campanha de prevenção à tuberculose até o dia 15 de março

A Secretaria de Saúde de Birigui promove até o dia 15 de março a Campanha de Busca Ativa de Sintomático Respiratório para Tuberculose. O objetivo da ação é orientar a população sobre os sintomas e detectar precocemente a doença para que haja o tratamento adequado, evitando os riscos de transmissão, que ocorre de pessoa para pessoa.

Neste período, as nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município estão intensificando a busca ativa por pacientes com tosse por mais de duas semanas e realizando o exame de baciloscopia de escarro, que detecta a tuberculose. O Pronto-Socorro Municipal, Santa Casa, Ambulatório de Saúde Mental, Santa Casa Clínicas e Hospital Unimed também estão fazendo a coleta.

SINTOMAS

É importante lembrar que além da tosse a tuberculose pode causar febre baixa, sudorese noturna, cansaço fácil, dor no peito ou nas costas, falta de apetite e emagrecimento. Por isso, a população deve ficar atenta e procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência ao apresentar sintomas, pois a doença pode levar a óbito”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

O tratamento contra a tuberculose é oferecido gratuitamente pela rede municipal de Saúde. É feito por meio do TDO (Tratamento Diretamente Observado), onde o paciente toma a medicação diariamente na presença de um profissional de saúde, durante seis meses. Para que tenha eficiência, o tratamento não pode ser interrompido, mesmo que os sintomas tenham desaparecido. A diretora reitera que os exames de escarro podem ser feitos gratuitamente durante o ano inteiro nas unidades de saúde.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, pode ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre a partir da inalação de pequenas gotas de saliva expelidas pela tosse, fala ou espirro do portador da doença.

Texto: Rafael Lopes