09/03/2016
Empreendedoras de sucesso de Birigui contam experiências e desafios profissionais em bate-papo

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) de Birigui e parceiros promoveram, na noite desta terça-feira (8 de março), mais uma edição do “Mulher Empreendedora”. Quatro profissionais compartilharam experiências e desafios que enfrentam em suas áreas de atuação.

O encontro contou com a participação de Maria Mestriner Colli (Pampili), Janice Maria Olher (Soria Aquecedores Solares), Léia Abreu (Escola de Dança Léia Abreu) e a psicóloga e funcionária pública estadual Fernanda Fernandes Gonsalez de Oliveira. O bate-papo foi intermediado pela diretora da Novos Rumos – Assessoria Educacional, Neusa Clementina Rosa Nunes.

Em discurso, o prefeito Pedro Bernabé destacou que as mulheres estão conquistando seus espaços no mercado de trabalho com merecimento. “Vejo nas mulheres uma dedicação e fidelidade muito grande ao trabalho”, disse. “Birigui é uma cidade empreendedora e temos muitas mulheres à frente de grandes empresas, o que não poderia ser diferente”, completou.

SUPERAÇÃO

As empreendedoras mostraram o quanto os valores de vida, persistência e fé são essenciais para superar os desafios e alcançar o sucesso. “A minha vida profissional foi e continua sendo construída alicerçada nos meus valores de vida, espirituais e morais. Empreender em nosso país não é fácil. Precisamos nos reinventar a cada dia”, disse Maria Mestriner.

Léia Abreu contou que sua trajetória profissional foi árdua. “Não nasci em berço de ouro, mas fui atrás dos meus sonhos com muita garra, determinação e busca pelo conhecimento e aprimoramento”, destacou. “Temos que acreditar e empreender os nossos sonhos, nunca desistindo deles”, completou Janice Olher.

Portadora de deficiência visual desde o nascimento, Fernanda Oliveira, hoje com 29 anos, afirmou que sempre encara os desafios com foco, perseverança e fé. “Tive dificuldades na escolarização e na inclusão no mercado de trabalho, mas não desisti. Então não importa os tombos e os machucados que levamos, temos que nos levantar e seguir sempre em frente”, destacou.

PARCEIROS

O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sindicato dos Contabilistas, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social do Comércio) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Texto e fotos: Rafael Lopes