10/03/2016
Prefeito Pedro Bernabé e secretário municipal vistoriam Estação de Tratamento de Esgoto de Birigui

O prefeito Pedro Bernabé e o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro, vistoriaram na manhã desta quinta-feira, dia 10 de março, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Birigui.

Acompanharam o prefeito e o secretário o biólogo responsável pela ETE, Valdomiro Ribeiro, e o diretor de Água e Esgoto, Marcos Antônio Santos, o Marcos Cocada. “A Estação de Tratamento faz um importante trabalho na cidade, já que trata 100% do esgoto do município. A visita serviu para fazermos uma avaliação daquilo que pode ser melhorado no local”, disse o prefeito Pedro Bernabé.

Localizada no bairro rural do Baixotes, a ETE trata 100% do esgoto gerado em Birigui, proveniente das 42 mil ligações existentes. São aproximadamente 20 milhões de litros de água in natura que deixam de ser lançadas diariamente no ribeirão Baixotes, fazendo com o que rio volte gradualmente ao seu estado natural, com águas limpas e despoluídas.

“Estamos analisando também quais equipamentos necessitam de manutenção e quais necessitam ser trocados”, explicou o secretário Miguel Ribeiro, lembrando que a meta é melhorar ainda mais a qualidade da operação da lagoa.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes