11/03/2016
Prefeitura de Birigui realiza palestra sobre combate ao mosquito Aedes aegypti no prédio do INSS

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 11 de março, ação de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A pedido do Governo Federal, a Prefeitura uniu forças com os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Birigui. Servidores, colaboradores e munícipes atendidos no local acompanharam palestra com o educador de Saúde, Marco Antônio Sanchez. O educador foi recebido pela gerente da agência, Tânia Valquiria Rosseto Pavon, e pelos médicos peritos do INSS.

Sanchez explicou as medidas que devemos tomar diariamente em nossas casas. "A ação deve acontecer diariamente dentro das residências. Só vamos combater o mosquito Aedes aegypti com a união de todos. A Prefeitura está de portas abertas para firmar parceria nesta luta", destacou o educador.

Os médicos peritos Rita Klein e Rodrigo de Almeida explicaram os sintomas dos vírus. Almeida destacou o perigo do zika. "Dos três, o mais agressivo a saúde é o zika, que ataca nosso sistema nervoso, respiratório e articulações", explicou.

Além da palestra, uma agente de combate a endemias do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) entregou panfletos informativos e prestou orientações sobre o combate ao mosquito.

TRABALHOS

Os trabalhos preventivos para evitar a proliferação do mosquito são executadas ininterruptamente pela administração. Agentes de saúde fazem diariamente visitas casa a casa para orientar os moradores e eliminar criadouros. Cerca de 100 profissionais estão diariamente nas ruas. Também está sendo realizado bloqueios com nebulização e monitoramento de pontos especiais e estratégicos. As escolas da rede municipal também estão se mobilizando e conscientizando alunos e pais. Trabalhos escolares com o tema Aedes já fazem parte do cotidiano dos estudantes, que constantemente estão nas ruas orientando os munícipes.

Veja, abaixo, medidas de prevenção contra o Aedes

Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

Caixas d'água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

Coloque detergente na bandeja atrás da geladeira;

Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água.

Texto e fotos: Alex Brasileiro