11/03/2016
Agentes de saúde e de combate a endemias aprovados em concurso público recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou, nesta semana, 19 agentes comunitários de saúde e três de combate a endemias aprovados no concurso público realizado no ano passado. Os novos servidores convocados estão substituindo profissionais que haviam sido contratados temporariamente por meio de processo seletivo.

O curso teve duração de cinco dias com aulas teóricas e práticas, sendo ministrado pelos educadores de saúde do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) Marco Antônio Sanchez e Djalma da Silva Ribeiro. As funções dos agentes, ações de prevenção de doenças, e orientações sobre o Aedes aegypti, leishmaniose e escorpião foram alguns dos assuntos abordados.

Os agentes de saúde vão ser integrados às equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e os agentes de endemias aos do CCVZ e vão iniciar as atividades de campo a partir da próxima segunda-feira (14). Os agentes desenvolvem ações de promoção e prevenção à saúde. Por isso, o curso é importante para que possam atender à população de forma qualificada.

MUTIRÃO

A Secretaria de Saúde promove neste sábado (12) mais um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta nova mobilização serão vistoriados residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios dos bairros Jandaia, Jandaia 2, Birigui 1, Jardim Ipê, Jardim Planalto e Parque Pinheiros.

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias vão orientar os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito e os sintomas das doenças, além de recolher dos quintais materiais que possam acumular água e se tornar criadouros, como latas, garrafas, pneus, entre outros recipientes. Não serão recolhidos móveis velhos e entulhos.

Este será o décimo mutirão realizado pela secretaria no enfrentamento ao Aedes. Além disso, trabalhos preventivos são executados ininterruptamente pelas equipes de saúde. A administração municipal está empenhada nesta luta contra o mosquito e conta com o engajamento da população, dedicando, pelo menos, 10 minutos por semana para eliminar os focos no interior das casas.

Texto e foto: Rafael Lopes