14/03/2016
Procon de Birigui registra aumento de 6% no número de atendimentos aos consumidores em 2015

O Procon de Birigui, ligado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, fechou o ano de 2015 com um aumento de 6,17% nos atendimentos aos consumidores em relação a 2014. De janeiro a dezembro do ano passado foram realizados 14.626 atendimentos presenciais, ante 13.723 prestados no mesmo período do ano retrasado.

A principal reclamação registrada no órgão em 2015 foi em relação à cobranças indevidas, que somou 1.949 atendimentos. Os serviços de telefonia aparecem em segundo lugar com 1.871 queixas. Na sequência estão os problemas com produtos com vício de qualidade (980 registros), compras pela internet (863) e planos de saúde (692).

O consumidor que se sentir lesado pelo fornecedor deve primeiro entrar em contato com a empresa. Caso não consiga a solução, deve procurar o Procon munido de documentos pessoais, comprovante de residência e documentos que comprovem os motivos da reclamação. Quando o órgão não consegue prevalecer o Código de Defesa do Consumidor, a situação é encaminhada à Justiça.

ATUAÇÃO

O Procon de Birigui tem feito um trabalho diferenciado na administração do prefeito Pedro Bernabé, pois além de orientar o consumidor e solucionar as queixas, o órgão promove ações de fiscalização e educação junto aos fornecedores, possibilitando que a população realize compras e contratações de serviços com maior segurança.

Além disso, em 2014 o município fez o ingresso ao Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), dando maior visibilidade ao órgão em âmbito nacional. Por meio do sistema, os consumidores que formalizam denúncias na unidade podem acompanhar o andamento do processo via online, por meio do site sindec.procon.sp.gov.br/sindecconsulta.

A diretora do Procon, Viviane de Cássia Sgob Panini, completou que o órgão integra também o ranking de reclamações fundamentadas da Fundação Procon de São Paulo, onde os consumidores podem consultar a idoneidade das empresas com quem desejam adquirir produtos ou contratar serviços. O ranking pode ser acessado no endereço eletrônico www.procon.sp.gov.br.

“Notamos que esta ferramenta tem contribuído para a solução de casos, uma vez que as empresas têm o interesse em resolver a situação com seus clientes para não serem incluídos no ranking dos fornecedores que agem de má-fé”, avaliou Viviane. “Todo nosso trabalho tem elevado a representatividade do órgão junto ao consumidor”, completou.

SERVIÇO

O Procon de Birigui funciona na rua Bandeirantes, 800, no bairro Vila Maria. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. Informações: (18) 3642-8030.

Texto e foto: Rafael Lopes