15/03/2016
1º Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos acontece dia 18 de março em Birigui

Birigui vai sediar na próxima sexta-feira (18 de março) o 1º Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos, do governo federal. O evento tem como objetivo principal fazer uma reflexão com os atores envolvidos no programa. O encontro será realizado na Câmara Municipal, a partir das 8h30, reunindo profissionais dos 40 municípios da DRS II, Região de Araçatuba.

O Mais Médicos foi criado em 2013 e recebe apoio de estados e municípios para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Em Birigui o programa teve início em 2014, quando médicos cubanos passaram a integrar as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família), realizando atendimentos nas unidades e visitas domiciliares, ações de prevenção e promoção à saúde e participando de reuniões na comunidade. Eles também fazem especialização de oito horas em Saúde da Família.

Atualmente o município conta com 13 médicos cubanos, que recebem remuneração do governo federal, no valor de R$ 10 mil mensais. No entanto, parte desse valor retorna ao governo de Cuba. Em contrapartida, a Prefeitura de Birigui paga as despesas mensais dos médicos com moradia, no valor de R$ 1,5 mil, e vale-alimentação de R$ 500, além de transporte. O convênio com o Ministério da Saúde é de três anos de permanência no município, prorrogáveis por igual período.

Roteiro

No evento que acontece na Câmara Municipal no próximo dia 18 os profissionais estarão discutindo potencialidades e fragilidades do PMM, como estratégias de qualificação da Atenção Básica; dificuldades em relação ao processo de trabalho e gestão dos programas e demandas e temas para Educação Continuada.

Texto: Tiago Lotto