17/03/2016
Saúde capacita colaboradores de indústrias do município para o combate ao Aedes aegypti

Capacitar funcionários de indústrias para que sejam multiplicadores da informação e possam inspecionar os seus ambientes de trabalho periodicamente, a fim de eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Este foi o objetivo de mais um treinamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (17 de março), dentro do Programa Monitorado de Ações de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, lançado pela Prefeitura de Birigui em agosto do ano passado.

O encontro aconteceu no anfiteatro do Sesi e contou com a participação de representantes de dez indústrias calçadistas, além do Instituto Federal de São Paulo. O assunto foi explanado pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, e o educador de saúde do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Marco Antônio Sanchez.

ASSUNTOS

Sintomas e tratamento das três doenças; dados epidemiológicos do município e medidas de prevenção e controle estiveram entre os temas abordados. Os participantes foram instruídos também de como executar o plano de monitoramento semanal em seus locais de trabalho para eliminar criadouros do mosquito.

Os focos podem ser encontrados em caixas d'águas, ralos de banheiros, vasos de plantas, calhas e lajes, geladeiras industriais, climatizadores de ar, materiais da produção depositados nas áreas externas. “Estamos realizando essas capacitações visando sensibilizar os colaboradores das empresas para que possam nos ajudar nesta luta contra o Aedes”, explicou Sanchez.

Texto e foto: Rafael Lopes