17/03/2016
Ações do Programa Mais Médicos serão discutidas em encontro regional que acontece em Birigui

Debater as potencialidades e fragilidades do Programa Mais Médicos, estratégias de qualificação da Atenção Básica, as dificuldades em relação ao processo de trabalho, a gestão dos programas e demandas e temas para a Educação Continuada são os tópicos que serão discutidos no 1º Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos (PMM), que será realizado na Câmara de Birigui nesta sexta-feira (18), a partir das 8h30.

O evento deverá reunir no plenário do Legislativo aproximadamente 100 profissionais da saúde dos 40 municípios da DRS II, Região de Araçatuba. “O encontro tem como objetivo principal fazer uma reflexão com os atores envolvidos no programa do governo federal”, comentou o tutor acadêmico do PMM, Dr. Paulo Madureira, que estará em Birigui coordenando o evento.

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 e recebe apoio de estados e municípios para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, confirmaram presença no encontro. O programa foi implantado em Birigui em 2014, pelo prefeito municipal. “A vinda dos 13 profissionais do Mais Médicos trouxe melhorias nas UBSs da cidade. A população faz elogios aos médicos cubanos”, comentou o chefe do Executivo.

Os médicos cubanos integram as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família), realizando atendimentos nas unidades e visitas domiciliares, ações de prevenção e promoção à saúde e participando de reuniões na comunidade.

Eles também fazem especialização de oito horas em Saúde da Família. Atualmente o município conta com 13 médicos cubanos. O convênio com o Ministério da Saúde é de três anos de permanência no município, prorrogáveis por igual período.

Texto: Assessoria de Imprensa