18/03/2016
Prefeito participa da abertura oficial do 1º Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos

O prefeito Pedro Bernabé e a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, participaram da abertura oficial do 1º Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos (PMM), realizado na manhã desta sexta-feira (18), na Câmara de Birigui. O tutor acadêmico do PMM, Dr. Paulo Madureira, da Unicamp, coordenou o encontro, que foi organizado pelo governo federal.

“Fizemos esta reunião em Birigui para debater as potencialidades e fragilidades do Programa Mais Médicos. Discutimos as estratégias de qualificação da Atenção Básica, as dificuldades com relação ao processo de trabalho, a gestão dos programas e demandas e temas para a Educação Continuada”, explicou o médico infectologista da Unicamp, que é o supervisor do programa na região de Araçatuba.

Na abertura do encontro, o prefeito Pedro Bernabé elogiou os médicos que integram o programa em Birigui. O programa foi implantado no município em 2014. “No início achamos que teríamos um médico cubano. Para nossa surpresa, que recebeu meu total apoio, o governo federal destinou 13 médicos para Birigui”, falou o chefe do Executivo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, os médicos cubanos integram as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família), realizando atendimentos nas unidades e visitas domiciliares, ações de prevenção e promoção à saúde e participando de reuniões na comunidade. “Eles (médicos) são essenciais dentro de nossa secretaria. A adaptação foi rápida e a população está satisfeita com o atendimento que vem recebendo”, comentou Andrea Benvenuta.

O evento na Câmara reuniu cerca de 50 profissionais da saúde das 40 cidades da DRS II, Região de Araçatuba. Também participaram médicos de Araraquara, que fazem supervisão em municípios desta região. Cinco médicos cubanos que atuam em Birigui também participaram da ação, além de médicos cubanos que atendem em cidades da região.

“Este evento é uma oportunidade para a troca de conhecimentos. Acredito que este intercâmbio ajude a melhorar ainda mais o atendimento que oferecemos à população”, comentou a médica Paula Monteiro, que atua em Araraquara e é supervisora dos profissionais de Araçatuba.

Segundo o coordenador Dr. Paulo Madureira, no final do evento um relatório sobre os tópicos discutidos no encontro será elaborado. “Tivemos como objetivo principal fazer uma reflexão com os atores envolvidos no Programa Mais Médicos. Vamos em busca de melhorias”, completou o médico de Campinas.

Números – Em Birigui, são 43.680 consultas por mês feitas pelos médicos cubanos. São 2.080 consultas por semana dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com médicos cubanos. Das 9 UBSs de Birigui, 8 contam com médicos do PMM.

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 e recebe apoio de estados e municípios para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Ministério da Saúde, o programa já garantiu 18.240 médicos em 4.058 municípios (73% dos municípios brasileiros) e nos 34 distritos de saúde indígenas. Esses profissionais, segundo o governo federal, estão garantindo atendimento a 63 milhões de brasileiros que não contavam com atendimento médico e que agora encontram atendimento nas unidades de saúde próximas de suas residências.

Texto e fotos: Tiago Contador Lotto