18/03/2016
Secretaria de Educação promove reunião de gestores para planejar formação em serviço

Cerca de 70 gestores da rede municipal de ensino de Birigui estiveram reunidos nesta sexta-feira, dia 18 de março, na Secretaria de Educação, na Casa de Cultura “Cristina Calixto”, com o objetivo de discutir os principais pontos da formação contínua em serviço a ser desenvolvido com mais de 800 profissionais que atuam nos segmentos de educação infantil - etapa de creche e pré-escola - e ensino fundamental.

O encontro foi aberto pela secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo, que apresentou, a partir dos dados de avaliação e diagnóstico da rede, uma análise do processo formativo vivenciado pela rede no ano de 2015 e as linhas gerais das propostas de formação para o ano de 2016.

Na sequência, os gestores municipais – diretores – coordenadores pedagógicos – orientadores pedagógicos – membros da oficina pedagógica – e supervisores de ensino, organizados em sete pólos detalharam as diversas ações a serem desenvolvidas nas unidades e entre as unidades escolares da rede.

Nos pólos, a discussão teve também como foco os conteúdos a serem contemplados pelas ações de formação, organizadas a partir de princípios de formação que embasam tais ações, como o fomento à construção de comunidades profissionais de aprendizagem, o protagonismo do profissional de educação e a escola como lócus de formação, o planejamento das práticas formativas a partir da avaliação do contexto e suas demandas, a socialização de práticas nas escolas e entre as escolas, as intervenções formativas, realizadas a partir da problematização da ação pedagógica e o registro e sistematização dos saberes construídos.

Segundo a secretária de Educação, o principal objetivo do encontro foi estabelecer conjuntamente as principais linhas de formação contínua em serviço para a rede municipal, a fim de continuar construindo uma comunidade profissional de aprendizagem. Ao mesmo tempo, as propostas de trabalho deixaram abertas grandes possibilidades de formação na própria unidade escolar, a partir das necessidades formativas de cada grupo.

O que queremos é que esses processos formativos sejam, a cada ano, aprimorados e construídos por todos que fazem a educação na rede municipal de ensino, a fim de que continuemos avançando em qualidade educacional”, destacou Sônia.

Texto: Secretaria de Educação

Fotos: Alex Brasileiro