18/03/2016
Prefeito Pedro Bernabé encaminha projeto de lei que doa área para construção da Fatec em Birigui

O prefeito Pedro Bernabé encaminhou ao Legislativo nesta quinta-feira (17) projeto de lei que autoriza a alienação de imóvel, por doação, ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza para que Birigui tenha uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo). A faculdade poderá funcionar no prédio onde seria construído o Centro do Professorado, localizado no bairro Morumbi, região central da cidade.

Após estudos feitos pela equipe técnica do Centro Paula Souza e diante da demanda da cidade e da região, ficou definido que os primeiros cursos que serão oferecidos em Birigui são Gestão Empresarial EaD, Automação Industrial (que conta com robótica) e Comércio Exterior.

O investimento até o término da construção da faculdade, de acordo com o Centro Paula Souza, será de aproximadamente R$ 20 milhões.

“A Prefeitura não tem condições financeiras de concluir a obra inacabada do Morumbi”, disse o prefeito. Segundo ele, o Centro do Professorado será instalado em outro local. Outros pontos do município já estão sendo estudados.

Com a aprovação dos vereadores, do projeto de lei que autoriza a doação da área e do prédio inacabado do bairro Morumbi ao Governo do Estado de São Paulo, Birigui terá sua primeira faculdade pública estadual gratuita.

“Temos que agradecer o governador Geraldo Alckmin por investir em Birigui. Com o apoio dos vereadores, que são agentes fundamentais para esta conquista, que é um marco histórico para a nossa cidade”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

O chefe do Executivo também destacou o importante papel dos deputados Pedro Tobias, José Anibal, Roque Barbiere e demais colaboradores que ajudaram no processo para a instalação da Fatec no município.

Investimentos – Em abril de 2014, quando esteve em Birigui para assinar autorização de liberação de verba para o término do novo pronto-socorro municipal, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o município teria uma unidade da Fatec.

Estudos foram feitos por engenheiros e técnicos do Centro Paula Souza para que a unidade fosse instalada no município. Vários prédios foram visitados, como nenhum prédio apresentou estrutura para a construção de laboratórios e salas de apoio, o prédio inacabado do Centro do Professorado foi visitado e aprovado pelos técnicos.

Para o prefeito, a vinda de cursos gratuitos de graduação é uma enorme conquista para Birigui. “É uma grata satisfação saber que nossa cidade terá uma Fatec, com cursos voltados para a vocação da cidade”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Birigui