A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por intermédio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realiza nesta terça-feira, dia 22 de março, das 8h às 12h, no auditório da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), na rua João Galo, 1091 – Centro, o diagnóstico de violações de direitos de crianças e adolescentes através do projeto “Conhecendo a Realidade”.
O encontro é aberto a dirigentes públicos e privados do município que formam o SGDCA (Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente), composto por dirigentes de entidades, empresários, secretários municipais, coordenadores e diretores de departamentos, diretores de escolas e creches, entre outros.
PROJETO
O projeto “Conhecendo a Realidade” realiza, de forma participativa, o levantamento das necessidades de atenção às crianças e adolescentes no âmbito da educação, saúde, social, cultural, entre outras políticas públicas. “A elaboração de um diagnóstico da situação atual irá contribuir para o desenvolvimento de ações estratégicas transformadoras da realidade, influenciando diretamente no planejamento das políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, materializadas pelo PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o LOA (Lei de Orçamento Anual)”, destacou a representante do CMDCA, Andressa Caretta.
As diretrizes para elaboração deste diagnóstico:
1 - Quais a principais violações de direitos, qual a faixa etária, onde elas ocorrem, características das vítimas, por que elas ocorrem?
2 - Quais as potencialidades e fragilidades do sistema de garantias de direitos? O que fortalecer e o que mudar?
3 – O que e de que forma preciso fazer para garantir direitos?
4 – Qual o perfil das crianças e adolescentes em nosso município?
5 – Qual a evasão escolar na Educação básica?
6 – Como inserir os adolescentes na Rede de Profissionalização?
7 – Quais os interesses dos adolescentes?.
Comunicação Prefeitura
Texto: Alex Brasileiro
|