22/03/2016
Combate ao mosquito Aedes aegypti: nebulização segue hoje em vários bairros de Birigui

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e a Secretaria Municipal de Saúde continuam nesta terça-feira (22 de março) com o trabalho de aplicação de inseticida contra o Aedes aegypti em diversos bairros de Birigui.

A partir das 18h desta terça, receberão nebulização os bairros São Braz, Cohab 3, Costa Rica, Jardim Tóquio, Jardim Mavan, Jardim São Genaro 2 e Residencial Sandro Piazzalunga. Amanhã (23) a nebulização acontece nos bairros João Crevelaro, Quemil e Santana. A aplicação do veneno está prevista até o dia 6 de abril. A Secretaria de Saúde de Birigui irá divulgar em breve quais outros bairros receberão a visita da Sucen.

O trabalho será feito com a máquina UBV (Ultra Baixo Volume), que é acoplada a um veículo. Dois carros da Sucen serão utilizados na ação e passarão nas ruas pulverizando o produto químico nos imóveis para matar o mosquito.

O objetivo é controlar a proliferação do inseto e a transmissão da dengue. Birigui registra neste ano 1.571 casos de dengue. Até o momento, não há casos confirmados de zika vírus e febre chikungunya.

A aplicação do veneno será feita das 18 às 23 horas. O morador deve permanecer dentro de casa e deixar portas, janelas, cortinas e o box dos banheiros abertos. Alimentos, filtros de água e bebedouros de animais devem ser cobertos. As roupas do varal devem ser retiradas, mesmo que estejam molhadas.

Os idosos, recém-nascidos e pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios devem ser retirados da casa por pelo menos três horas. Se possível, o recomendado é que eles durmam em um local que não haverá nebulização e retornem no dia seguinte. Em casos de intoxicação, os munícipes devem procurar um serviço médico mais próximo.

A Secretaria de Saúde ressalta que a nebulização é apenas um reforço aos trabalhos executados de forma ininterrupta pelas equipes de saúde e que a medida só alcançará os efeitos esperados se a população continuar eliminando dos quintais de casa objetos que acumulam água e podem servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Paralelamente a isso, os agentes vão continuar com suas atividades de rotina, como visitas casa a casa, monitoramento de pontos especiais e estratégicos, bloqueio e nebulização com máquinas costais em áreas com casos positivos de dengue e os mutirões aos sábados.

Palestras em escolas e capacitação de colaboradores de indústrias, comércios e entidades do município também estão entre as ações preventivas. “O poder público não está medindo esforços no enfrentamento ao Aedes, mas necessita do envolvimento diário de toda população”, frisou o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa