22/03/2016
Secretaria Social apresenta diagnóstico de violações de direitos de crianças e adolescentes

O prefeito Pedro Bernabé e a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, participaram na manhã desta terça-feira, dia 22 de março, da apresentação do diagnóstico de violações de direitos de crianças e adolescentes através do projeto “Conhecendo a Realidade”. O evento realizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) aconteceu no auditório da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil).

O encontro recebeu dirigentes públicos e privados do município que formam o SGDCA (Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente), composto por representantes de entidades, empresários, secretários municipais, coordenadores e diretores de departamentos, diretores de escolas e creches, entre outros.

Na abertura do encontro o chefe do Executivo falou da importância do ciclo estudantil para melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes. “Em Birigui temos uma ótima educação municipal e até o ensino médio com a rede estadual. Agora poderemos ter a continuidade que fecha este ciclo de educação com a instalação da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo)”, destacou.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O evento teve como coordenadores agentes da Orion – Soluções em Gestão e equipe do CMDCA, que formaram quatro turmas para discutirem com os participantes o que esperam para o futuro e quais caminhos podem ser seguidos para atender as necessidades das crianças e adolescentes nas áreas a educação, saúde, social, cultural, entre outras políticas públicas. Logo após foi realizada a plenária para apresentação de cada grupo.

A elaboração de um diagnóstico da situação atual irá contribuir para o desenvolvimento de ações estratégicas transformadoras da realidade, influenciando diretamente no planejamento das políticas públicas municipais voltadas às crianças e adolescentes, materializadas pelo PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o LOA (Lei de Orçamento Anual)”, destacou a representante do CMDCA, Andressa Caretta.

As diretrizes usadas para elaboração do diagnóstico foram:

1 – Quais a principais violações de direitos, qual a faixa etária, onde elas ocorrem, características das vítimas, por que elas ocorrem?

2 – Quais as potencialidades e fragilidades do sistema de garantias de direitos? O que fortalecer e o que mudar?

3 – O que e de que forma preciso fazer para garantir direitos?

4 – Qual o perfil das crianças e adolescentes em nosso município?

5 – Qual a evasão escolar na Educação básica?

6 – Como inserir os adolescentes na Rede de Profissionalização?

7 – Quais os interesses dos adolescentes?.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro