22/03/2016
Ministério das Cidades oferece gratuitamente capacitação técnica para servidores públicos

A capacitação de agentes públicos e sociais para as políticas públicas urbanas integradas constitui uma das tarefas mais importantes do Ministério das Cidades no processo de promoção do Direito à Cidade e da inclusão social.

Tendo entre seus princípios e eixos de atuação a construção da igualdade e a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, o Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), promove, coordena e apoia programas de desenvolvimento institucional e de capacitação técnica que tenham como objetivo não apenas atender aos requisitos de eficácia e eficiência na execução de programas e projetos, mas, principalmente, colaborar na construção de cidades democráticas e com justiça social.

As ações do Programa têm como público-alvo os técnicos, gestores e agentes sociais dos municípios, estados, Distrito Federal e de instituições da federação responsáveis pela elaboração, implementação e avaliação da política urbana.

Os programas e ações incluídos no PNCC são de responsabilidade da Secretaria Executiva, por intermédio da Gerência de Capacitação, da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, que conta com a participação das Secretarias Nacionais, outros órgãos do Ministério e parceiros.

“Nesse contexto, a capacitação de agentes públicos e sociais para as políticas públicas urbanas integradas constitui uma das tarefas mais importantes do Ministério das Cidades no processo de promoção do Direito à Cidade e da inclusão social”, diz o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

As atividades do PNCC estão disponibilizadas no Portal Capacidades, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.capacidades.gov.br. O Portal contém ferramentas e aplicativos pedagógicos, publicações, vídeos, estudos e experiências sobre desenvolvimento urbano, além de uma Plataforma de Educação a Distância que oferece cursos moderados e de autoinstrução gratuitos.

Texto e imagem: Ministério das Cidades