23/03/2016
Caixa realiza sorteio parcial de endereços do conjunto habitacional Vereador Natal Mazucato

A Caixa Econômica Federal de Birigui realizou na manhã desta quarta-feira (23 de março) o sorteio que definiu os endereços das casas de 333 famílias que vão morar no conjunto habitacional Vereador Natal Mazucato, conhecido por Candeias, construído por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O ato aconteceu na sede do banco, na região central da cidade.

Cinco famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social acompanharam o sorteio. Participaram ainda o prefeito Pedro Bernabé, a secretária Marilene Galera Bernabé, o presidente da Câmara, Cristiano Salmeirão, o superintendente da Caixa, José Paulo Gomes de Amorim, entre outros funcionários do banco e técnicos da Prefeitura.

O prefeito disse que todos os contemplados estão isentos da taxa do cartório cobrada pela escritura das casas, conforme aconteceu com as famílias do conjunto habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas, entregue em janeiro deste ano. “O sonho da casa própria está começando a se concretizar para estas famílias biriguienses”, comemorou.

SORTEIO

As ruas, quadras e os números dos imóveis foram definidos por meio de um sistema eletrônico da Caixa. A relação com os endereços de cada contemplado será publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial. A lista pode ser consultada nas quatro unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

O sorteio dos 69 endereços restantes será feito após a Caixa concluir a análise dos dossiês e divulgar as famílias contempladas. O superintendente do banco esclareceu que o carnê para o pagamento das prestações das casas será gerado somente após a entrega das chaves. Por enquanto, não há prazo para a solenidade. “A data é definida pelo governo federal”, disse.

Conforme orientação normativa interna da Caixa, “a designação de endereços (sorteio) e a assinatura de contrato se tratam de procedimentos exclusivamente operacionais”. Por isso, não foi realizado evento com todos os contemplados. “Esse novo formato mantém a lisura do processo e economiza o tempo das famílias, que não precisam faltar do trabalho para participar de um procedimento operacional”, explicou Amorim.

EMPREENDIMENTO

As 402 casas populares serão entregues com toda a infraestrutura, como rede de água e esgoto, iluminação pública, guias, sarjetas, pavimentação, paisagismo e arborização. Cada unidade possui 49,18 metros quadrados de área construída e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e aquecedor solar. O investimento é de mais de R$ 28 milhões. As obras são de responsabilidade da construtora Tecol Tecnologia, Engenharia e Construção, de Araçatuba.

Texto e fotos: Rafael Lopes