24/03/2016
Após 94 anos, Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli poderá ser institucionalizada

A Prefeitura de Birigui pretende institucionalizar a Corporação Maestro Antônio Passarelli, que existe no município desde 1921. A banda existe de fato, porém não de direito. Em outubro deste ano a banda vai completar 95 anos.

Na última quarta-feira, 23 de março, projeto de lei de autoria do prefeito Pedro Bernabé foi protocolado na Câmara e dispõe da criação da Corporação Musical Municipal Maestro Antônio Passarelli, que ficará vinculada e subordinada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Desde seu início, a corporação tem por finalidade fomentar e oportunizar o potencial musical de crianças, jovens e adultos, difundir a arte musical, preservar e difundir o repertório tradicional de bandas de coreto e preservar a tradição das retretas domingueiras na Praça Dr. Gama.

Em seu artigo terceiro, o projeto de lei determina que a banda poderá estabelecer convênios ou parcerias com entidades governamentais, em quaisquer níveis, bem como instituições civis e empresariais ou receber doações das mesmas ou de qualquer pessoa.

O projeto determina ainda que a banda será composta por 32 integrantes, sendo um regente, um músico instrumentista auxiliar de regência e até trinta músicos instrumentistas (entre profissionais, amadores e aprendizes). O projeto regulariza questões administrativas, entre elas a remuneração dos músicos prestadores de serviço.

“Por não existir juridicamente, não podemos celebrar parcerias, reivindicar ajuda financeira e patrocínios. Este projeto é uma valorização da memória e do patrimônio imaterial representado pela banda e pelas retretas”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, músico trompetista que já foi regente da banda.

Para o prefeito Pedro Bernabé, a corporação musical é um patrimônio histórico cultural do município. “Com esta lei poderemos também firmar parcerias com os governos Federal e Estadual, solicitar apoio e projetos do Ministério da Cultura e demais entidades do setor”, comentou o chefe do Executivo.

O projeto de lei que dispõe da criação da Corporação Musical Municipal Maestro Antônio Passarelli atende pedido da classe artística e musical de Birigui, que participou da elaboração do Plano Municipal de Cultura, aprovado em setembro de 2015 pela Câmara.

A propositura ainda prevê que a banda faça, todo domingo a noite, apresentação na Praça Dr. Gama, o que já é uma tradição na cidade, reunindo grande números de pessoas no local. A banda também fará apresentações nos desfiles cívicos, comemorativos ao aniversário da cidade e em eventos solicitados e autorizados pelo Executivo.

Para o secretário Lino Tonsig, as bandas de música sempre desempenharam uma função social importante para a cultura musical brasileira. “Harmonizam os ares dos municípios que as mantém ativas, ajudando a celebrar suas alegrias, adornando suas ruas e contando sua história, ao entoarem suas melodias nos mais diferentes lugares”, frisou.

Segundo o prefeito Pedro Bernabé, a história da Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli em Birigui e as retretas realizadas há anos, aos domingos, na Praça Dr. Gama, refletem esse valor enquanto patrimônio imaterial local.

 Conheça Antônio Passareli

Antônio Passarelli nasceu em 11 de dezembro de 1889, em Castel Ruggero, Província de Salermo, na Itália. No começo do século 20 migrou para o Brasil com seus pais, José Passarelli e Carmela Maura. Depois de morar no Rio de Janeiro, mudou para Redenção da Serra-RJ, onde começou a frequentar aulas de música.

Em 1912 Antônio Passarelli mudou-se para Pirassununga-SP, onde assumiu a regência da Associação Musical daquela cidade. Nos anos seguintes atuou no interior paulista (Itirapina e Bocaina). Estava em Bocaina quando recebeu o convite para organizar uma banda de música em Birigui.

A história do maestro com o município de Birigui começa em 1921, quando o senhor Archibaldo Clark (que viria a ser o primeiro prefeito da cidade) enviou uma carta para Antônio Passarelli liderar a organização de uma corporação musical. Em 6 de agosto de 1921 o maestro Antônio Passarelli se transferiu definitivamente para Birigui. A vinda do maestro foi uma luta dos senhores Roberto Clark, José Troncoso, Archibaldo Clark, Olívio José da Rocha, Adão Astolphi e José Pantaroto.

No início o grupo foi chamado de “Corporação Musical Biriguiense” e em 26 de outubro de 1921 recepcionou no município o chamado Presidente do Estado Dr. Washington Luís Pereira de Souza. A recepção de honra ficou sob a batuta do maestro Antônio Passarelli.

Em 19 de fevereiro de 1922, o então distrito de paz de Birigui, município de Penápolis, foi oficialmente, através de lei, transformado em município. A partir deste data, em comemoração ao importante fato, a Corporação Musical Biriguiense recebeu a denominação de Banda Municipal.

Outra mudança de nome ocorreria em 1932, quando passou a ser chamada de Banda Paulista. A banda ganhou fama, passando a se apresentar nas principais festas, eventos e comemorações cívico-religiosas de Birigui e região.

Em 1951, por motivo de doença, o maestro Antônio Passarelli afastou-se da banda, o que acarretou na paralisação da mesma. Somente em 1953 a banda retornou, na época sob o comando do senhor Francisco Azevedo, músico da cidade. Em dezembro de 53 assume a regência da Banda Paulista o senhor Luiz de Oliveira, que alternava a regência com o músico Waldomiro Rotondaro.

Nas comemorações do cinquentenário de Birigui, 1961, decreto assinado pelo então prefeito Dr. Renato Cordeiro altera o nome da Banda Paulista para “Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli”, fazendo uma homenagem ao maestro pioneiro na regência da banda e que permaneceu 30 anos em sua coordenação. Naquele ano, na concha acústica da Praça Dr. Gama, o maestro Antônio Passarelli, após dez anos afastado, regeu sua antiga corporação musical.

Não só os profissionais e amantes da música choraram no dia 10 de julho de 1967, quando faleceu o maestro Antônio Passareli, mas toda Birigui, que acolheu de braços abertos o primeiro regente da banda.

 

Comunicação Prefeitura

Texto: Tiago Lotto

Foto: tirada em 1929 - Músicos da então "Corporação Musical de Biriguy". Arquivo da Corporação.

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000