A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui realiza no próximo dia 30 reunião pública para escolher os representantes da sociedade civil para o Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O evento acontecerá a partir das 9h na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, na avenida Governador Pedro de Toledo, 73.
O conselho será composto por 20 membros titulares e respectivos suplentes, sendo dez representando o Poder Público (das secretarias municipais) e dez da sociedade civil. “Os membros cumprirão mandato de dois anos – biênio 2016/2018 – podendo ser reconduzidos por suas entidades por igual período, sem direito a qualquer remuneração”, explicou o secretário Lino Tonsig.
Os representantes da sociedade civil devem ser indicados dos seguintes segmentos ou entidades do município: agências de turismo, hotéis, bares e restaurantes, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, empresas produtoras de eventos, táxi e mototáxi, empresas de transporte turístico, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e Secob (Sindicato dos Empregados do Comércio de Birigui).
COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo, criado pela lei municipal 6.164/2016, tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade, que integram a ação do turismo no município, visando políticas públicas para o desenvolvimento turístico de Birigui. Tem caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador.
Entre as atribuições do Comtur estão: diagnosticar e manter atualizado o cadastro de informações de interesse turístico do município; programar e executar amplos debates sobre os temas de interesse turístico da cidade ou região; formular diretrizes básicas que serão observadas na política municipal de turismo; desenvolver programas e projetos nos segmentos de turismo visando incrementar o afluxo de turistas e de eventos para o município, entre outras.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
|