28/03/2016
Birigui é destaque em programa contra a tuberculose; Vigilância Epidemiológica recebe premiação

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Birigui, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, conquistou o prêmio pela Busca Ativa no Programa Estadual de Controle da Tuberculose do CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica Profº Alexandre Vranjac, denominado “Busca Ativa e cobertura de teste HIV dos casos de TB”. O prêmio é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo.

A Coordenadoria do Controle de Doenças reconhece os trabalhos dos municípios que atingiram todos os quesitos de qualidade estipulado. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Birigui aparece entre os premiados.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, o município de Birigui realizou 104 exames de escarro (baciloscopia) na Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório, realizada de 01 de março a 15 de março de 2016.

Do total de exames, apenas um caso positivo para tuberculose pulmonar foi registrado. O objetivo principal da campanha é fazer o diagnóstico precoce da doença e inicio imediato do tratamento. “Este prêmio é reflexo do trabalho em equipe que a Vigilância Epidemiológica realizou em parceria com os profissionais da UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Pronto-Socorro, Santa Casa, entre outras entidades. Agradecemos todos os profissionais envolvidos na campanha”, comentou Maria Helena.

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, disse que uma vez não diagnosticada e tratada a tuberculose pode causar alguns danos à saúde do paciente infectado. “Por conta disso nos aprimoramos cada vez mais para diagnosticar precocemente e aumentar o número de pacientes curados”, comentou ela, destacando que Birigui sempre foi exemplo nos casos de cura para tuberculose. “Esse quarto prêmio seguida mostra que esta gestão está no caminho certo, que estamos fazendo um bom trabalho”, completou.

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, disse que o prêmio é resultado do monitoramento intenso da doença devido as visitas diárias dos pacientes as UBSs, além da disponibilidade de todos os medicamentos para o tratamento e do empenho e compromisso de cada profissional na área da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Saúde e a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica estiveram em São Paulo no último dia 24 de março, quando os municípios receberam a premiação da CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica).

Tuberculose - A tuberculose é uma doença bacteriana altamente contagiosa adquirida pelas vias aéreas. Os infectados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando.

Estes agentes podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando à doença. Os principais sintomas são tosse (por mais de três semanas), febre baixa (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar a UBS mais próxima para ser examinado. A doença é curável e o tratamento oferecido gratuitamente nos postos de saúde. É muito importante que os pacientes não interrompam o tratamento, para evitar o surgimento de bactérias resistentes aos remédios e o contágio de novas pessoas.

Texto: Assessoria de Imprensa