29/03/2016
Cohab 3: Prefeitura de Birigui inicia trabalho de revitalização na Praça da Amizade

A Prefeitura de Birigui iniciou no último final de semana, em parceria com munícipes, a revitalização de mais uma praça da cidade. A ação está sendo chamada de "Projeto Cidade Bonita", já que Birigui conta com leis municipais que incentivam a adoção de praças, canteiros centrais de avenidas e demais áreas da prefeitura que necessitam de cuidados de limpeza e jardinagem.

O serviço do Cidade Bonita está sendo feito agora na Praça da Amizade, que fica no bairro Cohab 3, com a coordenação do vereador Odair Rodrigues Fernandes (Odair do Paulista). Como cidadão e empresário, Odair 'adotou' a praça e, com outros moradores do bairro, está promovendo a revitalização do local. "A Prefeitura de Birigui é parceria desta ação", falou o prefeito Pedro Bernabé, que visitou o local no último dia 26.

Segundo o secretário municipal de Obras, Milton Lot, o serviço foi iniciado pelo calçamento. "A calçada estava sem manutenção, com falhas e irregular, podendo provocar lesões aos que caminham no local", disse o secretário. A próxima etapa será a concretagem e nivelamento do piso.

A Praça da Amizade também receberá melhorias na quadra esportiva, que ganhará traves e alambrados, além de pintura do piso. Os banheiros receberão melhorias e passarão a atender também como vestiários. Eles serão supervisionados e controlados pela própria população. O parquinho da praça também terá seus brinquedos recuperados.

"A revitalização se faz necessária pela situação do local e pela sua função de lazer e esporte. Estamos realizando o serviço de revitalização em várias praças da cidade, como é o caso da Raul Cardoso e da João Arsênio Vieira. Outros pontos da cidade também serão recuperados. Contamos com apoio da nossa população", frisou o prefeito de Birigui.

ADOÇÃO - O interessado em adotar uma praça, jardim ou canteiro central de avenida em Birigui poderá utilizar o espaço para fazer propaganda de sua empresa, de seu estabelecimento ou de seus serviços. Após a adoção, a empresa passa a ser a responsável pela manutenção do local. "Desta forma, ganha a Prefeitura, ganha o empresário que adotou o espaço e ganha a população, que terá uma cidade mais limpa e mais bonita", comentou o prefeito.

Para adotar e manter uma área em Birigui o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura Municipal (Praça James Mellor, s/nº, Centro). O pedido será analisado pela Secretaria de Obras, pelo Gabinete e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Um parecer será emitido pelas secretarias e, caso aprovado, um contrato será celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física).

A empresa não precisa estar estabelecida em Birigui, porém deve fazer sua inscrição na Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Prefeitura (rua Osvaldo Cruz, 146, Centro). As leis que tratam desta regulamentação também permitem que os interessados adotem áreas de sistema de lazer e áreas verdes.

Texto: Alex Brasileiro