30/03/2016
Sucen continua nebulização noturna contra o mosquito Aedes aegypti em vários bairros de Birigui

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba continua com o serviço de nebulização noturna em Birigui para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Novos bairros serão pulverizados a partir desta quarta-feira (30 de março). A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, segue até o dia 6 de abril.

A aplicação de inseticida começa a partir das 18h e é feita com máquinas pesadas UBV (Ultra Baixo Volume) acopladas em dois veículos da Sucen. Nesta quarta-feira (30) e nos dias 1º e 5 de abril receberão a nebulização os bairros Ivone Alves Palma, Thereza Maria Barbieri, Jardim São Paulo, Vila Industrial, Vila Bandeirantes e Cidade Jardim.

Nos dias 31 de março, 4 e 6 de abril a operação será nos bairros Residencial Prefeito Mário Crem dos Santos, Residencial Ipê, Jardim Planalto, Jandaia 2, Distrito Industrial, Vila Maria, Jardim Sumaré, Residencial Branquim, Parque Residencial Pinheiro, Jardim Pinheiro, Jandaia, Perdizes, Village Di Fiore e Residencial Aroeiras.

ORIENTAÇÕES

Os moradores devem permanecer dentro das casas e deixar portas, janelas, cortinas e o box do banheiro abertos para que as partículas do inseticida se espalhem pelos cômodos dos imóveis. Alimentos, frutas, filtros de água e bebedouros de animais devem ser cobertos. As roupas do varal devem ser retiradas, mesmo que estejam molhadas.

Os idosos, recém-nascidos e pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios devem ser retirados da casa por pelo menos três horas. Se possível, o recomendado é que eles durmam em local que não haverá nebulização e retornem no dia seguinte. Em casos de intoxicação, os munícipes devem procurar um serviço médico mais próximo.

OPERAÇÃO

A operação da Sucen teve início no dia 21, sendo nebulizados os bairros João Crevelaro, Quemil, Santana, São Braz, Cohab 3, Costa Rica, Jardim Tóquio, Jardim Mavan e Jardim São Genaro 2. Antes da nebulização, agentes comunitários de saúde e de combate a endemia visitam os imóveis que serão pulverizados para o trabalho de BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros).

O chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira, explica que o produto químico só mata o mosquito adulto. “Por isso, é muito importante que os moradores eliminem diariamente todos os recipientes e materiais sem uso que possam acumular água para evitar que outros mosquitos se reproduzam. A Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta realizando diversas ações por todo o município para eliminação e controle do Aedes aegypti”, ressaltou.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Reprodução TV Tem