30/03/2016
Dia de conscientização do autismo será celebrado em Birigui com palestra sobre inclusão

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui, por meio do Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), realiza na noite de sexta-feira, dia 1º de abril, no auditório da Uniesp, na rua João Escanhuela, 133 – Jardim Capuano, às 19h, palestra sobre “A inclusão de pessoas com autismo”.

A palestra será ministrada pela psicopedagoga e diretora da AMA (Associação de Amigo do Autista) de Araçatuba, Sidney Freitas Ribeiro. O evento também contará com a apresentação cultural do secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Marcos Tinarelli.

No sábado, dia 2 de abril, haverá também o trabalho de conscientização da população na Praça Dr. Gama, das 9h às 12h. Apresentações artísticas acontecerão na concha acústica no decorrer do evento.

DIA DO AUTISMO

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu 2 de abril como o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por algumas características fundamentais, como a inabilidade para interagir socialmente, a dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, e apresentar padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Texto: Alex Brasileiro