31/03/2016
Plantio de crotalária será feito em todas escolas de Birigui; ação começou na unidade do Colinas

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quinta-feira (31) o plantio de crotalária nas escolas municipais mantidas pelo Executivo. A planta será mais uma “arma” contra o mosquito Aedes aegypiti, já que a crotalária atrai predadores do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O prefeito Pedro Bernabé, a secretária municipal de Educação, Sônia Guaraldo, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Paulo Batista, e o educador de Meio Ambiente e biólogo da Prefeitura, Marcio Soares, estiveram na Escola Municipal Professora Adelina Bernadette dos Santos Pacitt, no Colinas, a primeira a receber o plantio da crotalária. A solenidade contou com apresentações musicais, de teatro e jornal falado, todas desenvolvidas pelos alunos.

“É mais uma ação da administração que visa combater o mosquito Aedes. Estamos distribuindo sementes de crotalária para todas as creches e escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

Segundo o biólogo Marcio Soares, 4 quilos de sementes foram doadas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. “A crotalária atrai uma libélula, um inseto predador do mosquito Aedes. A libélula, que também busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes aegypti, vai depositar seus ovos e essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco”, explicou o biólogo da Prefeitura de Birigui.

Várias cidades do Brasil já utilizam a crotalária como medida de apoio para combater o mosquito Aedes. “No ano passado recebi no gabinete o então vereador Cabo Claudino, de Araçatuba, que estava realizando uma ação de distribuição gratuita de sementes da crotalária. Eu já sabia que outras cidades usavam e pedi para nossa equipe estudar essa ação, que agora estamos colocando em prática”, frisou o prefeito.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes