01/04/2016
CEI do Copacabana abre suas portas; unidade escolar vai atender 224 crianças de 0 a 3 anos

A Prefeitura de Birigui inaugurou nesta quinta-feira (31 de março) o CEI (Centro de Educação Infantil) Anthero dos Santos, localizado bairro Residencial Copacabana. A unidade, administrada pela Secretaria Municipal de Educação, vai atender 224 crianças de 0 a 3 anos.

O prefeito Pedro Bernabé, a secretária municipal de Educação, Sônia Guaraldo, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, e demais secretários estiveram na solenidade, que reuniu também profissionais da Educação, pais dos futuros alunos da escola e demais autoridades.

“A entrega desta unidade escolar vai ajudar a zeramos o déficit de vagas nas escolas e creches de Birigui. No próximo dia 4 vamos abrir as portas do CEI do bairro Planalto, onde também vamos oferecer 224 vagas. É mais um benefício aos munícipes de Birigui, que poderão deixar suas crianças em um local moderno, com equipamentos de ponta e com excelentes profissionais”, comentou o prefeito Pedro Bernabé em seu discurso.

O CEI do Copacabana vai atender em período integral, das 6h às 18h, em turmas de berçário e maternal. Com 1.344,53 metros quadrados de área construída, o prédio é composto por oito salas de aula com solário, lactário, sala de leitura, banheiros, espaço multiuso, pátio e refeitório cobertos, playground, área de serviço e setor administrativo e pedagógico.

A Prefeitura de Birigui investiu na obra R$ 1,666.748,63 milhão, com recursos do município. O nome do CEI é uma homenagem ao senhor Anthero dos Santos, que atuou ativamente como vereador entre 1948 e 1951, sendo um dos sócios-fundadores do Birigui Pérola Clube e do Rotary Club. Familiares do homenageado também estiveram presentes na cerimônia de inauguração da unidade escolar.

Diretrizes – Durante seu discurso no evento, a secretária municipal de Educação, Sônia Guaraldo, apresentou o documento denominado Diretrizes para a Educação Infantil no Município de Birigui – Etapa de 0 a 3 anos. “O documento foi elaborado com as experiências vivenciadas pelos profissionais da Educação dentro das unidades escolares de Birigui”, falou Sônia Guaraldo.

A cartilha será revisada e entregue em breve nos 16 Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. “O documento enfatiza pontos essenciais para a prática diária dos professores e profissionais dos CEIs”, explicou a secretária de Educação.

Texto e fotos: Tiago Lotto