04/04/2016
Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado com atividade cultural na praça Dr. Gama

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no sábado (2 de abril), o Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Birigui realizou na praça Dr. Gama uma atividade cultural com o intuito de chamar a atenção da população para o transtorno, que atinge quase 2 milhões de brasileiros, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, representando o prefeito Pedro Bernabé, participou do evento, que contou com apresentações musicais e de dança na concha acústica. Houve ainda distribuição de bexigas e bolas azuis, cor que simboliza o transtorno autista por ser mais comum em meninos.

“Nosso objetivo foi disseminar informações para conscientizar as pessoas sobre a síndrome e diminuir o preconceito”, explicou o presidente do Comude, Michel Holanda. Se apresentaram no evento o coral da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Igreja Assembleia de Deus do Ipiranga, Banda Rota 6 da Escola Ornamentos, grupo de dança do programa Arte de Crescer, All's Well e Escola Incantus.

PALESTRA

Na sexta-feira (1º), o Comude também realizou palestra sobre “A inclusão de pessoas com autismo”, ministrado pela psicopedagoga e diretora da AMA (Associação de Amigos do Autista) de Araçatuba, Sidney Freitas Ribeiro. O encontro aconteceu no auditório da Uniesp e contou com a participação de mais de 300 pessoas.

O evento teve a apresentação musical do secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Birigui, Marcos Tinarelli, que estava acompanhado da sua filha, Ana Paula Inácio Tinarelli, que possui um dos espectros do autismo. Ele cantou três músicas, uma delas que fez especialmente para a filha. A apresentação emocionou todos os presentes.

O dia 2 de abril foi instituído como o Dia Internacional de Conscientização do Autismo pela ONU. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por algumas características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, a dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Texto e fotos: Alex Brasileiro e Rafael Lopes