04/04/2016
Birigui participa da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes com palestras educativas em escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui participa entre os dias 5 e 8 de abril da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti. Serão realizadas ações educativas em escolas e entidades do município com o objetivo de conscientizar alunos e pais sobre a eliminação de criadouros do mosquito, transmissor da dengue, ckikungunya e zika vírus.

Os educadores de saúde Marco Antônio Sanchez e Djalma Silva Ribeiro, do setor de Informação, Educação e Comunicação do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) vão ministrar palestras e participar de entrevistas, tirando as dúvidas das crianças quanto ao ciclo evolutivo do mosquito, como eliminar os criadouros e sintomas das três arboviroses.

“Procuramos utilizar diversos recursos didáticos, como exibição de vídeos e um mosquito de pelúcia, para prender a atenção das crianças e orientá-las, para que possam ser agentes mirins dentro de suas casas, ajudando os pais a manterem a vigilância nos quintais para a eliminação de potenciais criadouros para o Aedes”, explicou Sanchez.

ATIVIDADES

Nesta terça-feira (5), os educadores vão palestrar às 9h e 14h no Cerem (Centro Educacional e Recreativo Municipal), no bairro Jardim Ipanema, e às 18h na escola municipal Profª Isabel Branco, com a participação dos pais. Na quarta-feira (6), serão entrevistados nas escolas Roberto Clark e Geni Leite da Silva, em dois horários: 8h e 13h15.

Já na quinta-feira (7), os profissionais da Saúde vão ser sabatinados pelos alunos da escola Nayr Borges Penteado, às 8h e às 13h30. Para encerrar as atividades da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, os educadores vão ministrar palestra às 8h e às 14h para as crianças assistidas pela Polícia Mirim.

Sanchez ressalta que as atividades educativas contra o mosquito Aedes são desenvolvidas durante todo o ano letivo nas escolas municipais, estaduais e entidades assistenciais, além de empresas, indústrias e igrejas. Os interessados podem solicitar as palestras fazendo o agendamento prévio pelo telefone (18) 3643-6233 – ramal 225.

Texto e foto: Rafael Lopes