05/04/2016
Jardim Planalto ganha Centro de Educação Infantil com capacidade para 224 crianças de 0 a 3 anos

O prefeito Pedro Bernabé inaugurou nesta segunda-feira (4 de abril) o CEI (Centro de Educação Infantil) Maria Devechio Migliorini, no Jardim Planalto. A unidade tem capacidade para atender 224 crianças de 0 a 3 anos, em turmas do berçário ao maternal, no período integral, das 6h às 18h. A creche já está em funcionamento e os alunos estão sendo matriculados gradativamente.

O CEI tem oito salas de aula com solário, lactário, sala de leitura, berçário, banheiros acessíveis, espaço multiuso, pátio e refeitório cobertos, playground, área de serviço e setor administrativo e pedagógico. A unidade recebeu investimento de mais de R$ 1,9 milhão, com repasses do governo federal, pelo programa Proinfância, e contrapartida do município.

“Estou satisfeito de entregar à comunidade o terceiro CEI em nossa gestão. O primeiro foi no Portal da Pérola 2 e o segundo na semana passada, no Residencial Copacabana. Nossa prioridade é a saúde e a educação e estamos fazendo o dever de casa que é cuidar das nossas crianças com qualidade, oferecendo a elas um prédio moderno e excelentes profissionais”, afirmou o prefeito Bernabé.

A secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, destacou as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, documento em fase de conclusão que apontará tudo o que uma criança de 0 a 3 anos necessita para se desenvolver em todas as suas potencialidades. “O momento também é de muita alegria por termos um novo espaço adequado e uma equipe escolar capacitada para acolher as crianças”, completou.

HOMENAGEM

A creche homenageia com o nome Maria Devechio Migliorini que, segundo a família, foi uma mulher que se destacou pela alegria, criatividade e dedicação as causas sociais, ajudando sempre ao próximo. Nascida em Araçatuba (SP), ela casou-se em Birigui, tendo cinco filhos. Maria faleceu no dia 20 de julho de 2012, aos 82 anos.

Familiares da saudosa Maria Devechio prestigiaram a cerimônia e agradeceram a homenagem da administração municipal. “A nossa família se sente lisonjeada, honrada, orgulhosa e emocionada com este presente que ganhamos do prefeito, vereadores e da Secretaria da Educação, atribuindo a esta creche o nome da nossa mãe”, disse um dos filhos, Jacir Ignácio Migliorini.

Durante a festa de inauguração do CEI os alunos do maternal 1 e 2 fizeram uma apresentação musical. Houve a participação também do tenor lírico Rafael Zago. Estiveram presentes na cerimônia a diretora Vivian de Oliveira Nunes e educadoras da nova unidade, secretários municipais, pais de alunos, entre outras autoridades.

Texto e fotos: Rafael Lopes