05/04/2016
Cultura promove nesta quarta-feira atividades em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Municipal

A Secretaria de Cultura e Turismo preparou para esta quarta-feira (6 de abril) diversas atividades gratuitas à população para marcar os 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, que será completado no próximo dia 14. A programação inclui doação de livros, “cantação” de histórias, jogos, poesias, exibição de curtas-metragens, exposição e bate-papo.

Todas as atrações acontecerão ao longo do dia na sede da biblioteca, que fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro. A primeira ação desta quarta será as 8h com a Feira de Livros Livres. Serão doados ao público 150 livros de literatura oriundos do Banco do Livro da própria instituição.

A partir das 9h, os artistas biriguienses Lela Cavalari, Jéssica Ferreira e Paulo Bernardes apresentam o projeto Cantando Histórias, levando os participantes a uma viagem musical por meio de contos infantis. Já às 10h, a leitura será incentivada no Livro Games, uma plataforma de jogos eletrônicos, interativos e lúdicos baseados em livros, disponibilizados por meio do projeto Agenda Cidadã.

CINEMA

Às 14h haverá a estreia do Ponto MIS, programa de circulação e difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O público poderá assistir a quatro curtas-metragens de animação: O Gigante, Destimação, Paleolito e A Ilha. O programa será desenvolvido no município por meio de parceria celebrada pela Prefeitura, conforme a lei municipal 6.183/2016.

Na sequência, às 16h, será a vez do projeto Poesia Visual. Diversas poesias serão projetadas nas paredes da biblioteca. O diferencial é que serão exibidas imagens em movimento, despertando a atenção dos leitores. Já às 19h acontecerá o coquetel de abertura da exposição “Cores do Mundo”, da artista plástica biriguiense Lu Mota. A mostra ficará em exibição até o final deste mês.

Para encerrar as atividades do dia, o educador popular Antônio Folquito Verona, de Lins (SP), participará, a partir das 20h, de um diálogo sobre autoconhecimento com o tema “Escrevendo o livro da nossa própria vida”. Verona é doutor em História Econômica pela USP (Universidade de São Paulo) e faz parte do grupo fundador da (Unipol) Universidade Popular Livre de Lins.

MODERNIZAÇÃO

O secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, destacou que nos últimos três anos a biblioteca recebeu várias melhorias, como readequação dos espaços internos, criação do espaço lúdico, sala de projeção e da Cinemateca, além da implantação do portal Biblioteca Online (birigui.bnweb.org), onde os usuários podem fazer consultas, reservar e renovar o empréstimo de livros. “Essas ações modernizaram e qualificaram os serviços prestados à comunidade”, disse. Atualmente, a biblioteca tem um acervo de mais de 70 mil itens.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha foi criada em 14 de abril de 1966 pela lei municipal 723 do então prefeito Mario Crem dos Santos. A biblioteca teve início a partir de doações feita pela Loja Maçônica Paz e Progresso. Consta nos arquivos da instituição que o nome foi dado em homenagem ao sétimo presidente do Brasil, cujo período de governo fora de 14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910. A homenagem se deve ao fato de o ex-presidente ter sido maçom.

Texto: Rafael Lopes

Arte: Paulo Bernardes