07/04/2016
Alunos da escola municipal Profa. Geni Leite realizam plantio de crotalária no Parque do Povo

A Prefeitura de Birigui realizou na manhã desta quinta-feira (7 de abril) mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Alunos da Escola Municipal Profa. Geni Leite da Silva realizaram o plantio de crotalária no Parque do Povo, às margens do córrego Biriguizinho.

O prefeito Pedro Bernabé participou da ação. Acompanhado da secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, o chefe do Executivo foi recebido pelos professores e servidores da escola Geni Leite, onde houve uma explicação sobre o plantio, feita pelo biólogo Márcio Soares, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado.

Acompanhando os alunos, o prefeito e a secretária caminharam até o Parque do Povo (a escola fica a dois quarteirões do local). O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Paulo Batista de Souza, recebeu as autoridades e os alunos no parque. O diretor adjunto de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Birigui, Marcos Roberto Bica, representou o Governo Federal no evento. O vereador Ricardo do Kumazawa também prestigiou a ação.

“É uma ação de educação ambiental. Nada melhor do que educar crianças e jovens para que eles levem o conhecimento para dentro de casa, orientando seus pais, familiares, vizinhos e amigos”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Foram plantados 2 quilos de sementes de crotalária, que atrai uma libélula, um inseto que é predador do mosquito Aedes. “A libélula, que também busca colocar ovos em água parada, vai depositar seus ovos e essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco”, explicou o biólogo da Prefeitura de Birigui.

A ação reuniu 150 alunos, além do apoio da Guarda Civil Municipal e pais de alunos. “Atingimos nosso objetivo: orientamos as crianças e realizamos o plantio”, resumiu a secretária de Educação, Sônia Guaraldo.

Vários alunos confeccionaram cartazes com orientações sobre como combater o mosquito Aedes. Panfletos educativos, com ilustrações e orientações de como combater o mosquito nas residências também foi entregue aos presentes no Parque do Povo. “O plantio das sementes de crotalária será feito em todas as escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Escola Nayr Borges – Alunos da escola municipal Profa. Nayr Borges Penteado também realizaram o plantio de crotalária. As sementes foram plantadas na escola e arredores. A unidade escolar também realizou nesta quinta-feira (7) uma sabatina com profissionais da Saúde que trabalham diariamente no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Texto e fotos: Tiago Lotto