07/04/2016
Médicos ginecologistas da rede municipal de Saúde passam por atualização sobre sífilis congênita

Médicos ginecologistas da rede municipal de saúde de Birigui passaram por atualização sobre sífilis congênita, DST (Doença Sexualmente Transmissível) que é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (6 de abril) na sala de reuniões da Secretaria de Saúde.

A palestra foi ministrada pela médica sanitarista Ivete Angelo Cintra e pela enfermeira Luciana Coimbra de Mello, ambas do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) de Araçatuba. Elas falaram sobre procedimentos para o atendimento, diagnóstico da doença, tratamento e acompanhamento das gestantes e seus parceiros.

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Maria Helena Martins Yazawa, disse que o trabalho foi para atualizar os médicos sobre os procedimentos preconizados pelo Estado para tratar a doença. “O objetivo é somar esforços de gestores e profissionais da saúde para a eliminação da sífilis congênita no município”, explicou.

A DOENÇA

A sífilis é uma doença infecciosa transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas.

A sífilis congênita é uma infecção grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê aos nascer. Por isso, é importante que a mulher faça teste para detectar a doença durante o pré-natal e, quando o resultado for positivo, faça o tratamento correto, a base de penicilina, oferecido gratuitamente na rede municipal de Saúde. O parceiro também deve ser tratado para que não haja novas transmissões da doença.

Texto e foto: Rafael Lopes