07/04/2016
Secretaria de Educação realiza curso de formação para professores ingressantes na rede de ensino

A Secretaria de Educação de Birigui está realizando um curso de formação nas áreas de matemática e português para professores ingressantes na rede municipal de ensino. O objetivo é apresentar aos novos docentes o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido junto aos alunos da educação infantil (pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Também estão participando do encontro gestores, supervisores de ensino e coordenadores da oficina pedagógica, totalizando 140 profissionais. O curso acontecerá de forma intensiva nesta quinta e sexta-feira (7 e 8 de abril). A abertura do evento foi feita pela secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo, que destacou a importância das ações formativas no município.

Nesta quinta, a educadora Ana Ruth Starepravo, doutora em Educação pela USP, abordou aspectos relativos à didática da matemática, envolvendo situações-problema. Amanhã, a educadora Sandra Bozza, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia de Lisboa, falará sobre o trabalho com leitura e produção de texto para o ensino fundamental.

QUALIDADE

Conforme Sônia, as educadoras vêm desenvolvendo trabalho com os profissionais da rede desde 2010. “A formação continuada mantém o foco na prática docente, centrada na aprendizagem dos alunos, valorizando o trabalho em equipe. Nosso objetivo é o aperfeiçoamento da prática pedagógica a partir de princípios didáticos básicos na perspectiva interdisciplinar e inclusa”.

A secretária observou ainda que a qualidade da educação é construída por meio de um processo a longo prazo. “Por isso, temos planejado processos formativos de maneira contínua para todos os professores e gestores escolares da rede a fim de que a formação no ambiente escolar possa ser realizada nos parâmetros de qualidade que temos adotado”, completou.

Texto e fotos: Rafael Lopes, com informações da Secretaria de Educação