08/04/2016
Prefeito visita Praça da Amizade que passa por revitalização; obra acontece com apoio da população

O prefeito Pedro Bernabé, o secretário de Obras, Milton Lot Júnior e o secretário-adjunto de Administração, Marcelo Marques, visitaram nesta quinta-feira, dia 7 de abril, a obra de revitalização da Praça da Amizade, no bairro Cohab 3, realizada em parceria com munícipes por meio do projeto "Cidade Bonita". Birigui conta com leis municipais que incentivam a adoção de praças e canteiros centrais de avenidas.

A revitalização está sendo feita sob a coordenação do vereador Odair Rodrigues Fernandes (Odair do Paulista). Como cidadão e empresário, Odair adotou a praça e, com outros moradores do bairro, está promovendo os serviços no local. "A Prefeitura de Birigui é parceria desta ação, oferecendo mão de obra para a execução das melhorias", destacou o prefeito Pedro Bernabé.

Segundo o secretário de Obras, o local já recebeu melhorias no calçamento, alambrados e pintura. “Vamos concluir a recuperação dos alambrados e iniciaremos a revitalização da quadra", disse. Os banheiros também receberão melhorias para serem utilizados como vestiários. Eles serão supervisionados e controlados pela própria população. O parquinho da praça também terá seus brinquedos recuperados.

"A revitalização se faz necessária pela situação do local e pela sua função de lazer e esporte. Outros pontos da cidade também serão recuperados. Contamos com apoio da nossa população", frisou o prefeito de Birigui.

ADOÇÃO

O interessado em adotar uma praça, jardim ou canteiro central de avenida em Birigui poderá utilizar o espaço para fazer propaganda de sua empresa, de seu estabelecimento ou de seus serviços. Após a adoção, a empresa passa a ser a responsável pela manutenção do local. "Desta forma, ganha a Prefeitura, ganha o empresário que adotou o espaço e ganha a população, que terá uma cidade mais limpa e mais bonita", comentou o prefeito.

Para adotar e manter uma área em Birigui o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura Municipal (Praça James Mellor, s/nº, Centro). O pedido será analisado pela Secretaria de Obras, pelo Gabinete e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Um parecer será emitido pelas secretarias e, caso aprovado, um contrato será celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física).

A empresa não precisa estar estabelecida em Birigui, porém deve fazer sua inscrição na Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Prefeitura (rua Osvaldo Cruz, 146, Centro). As leis que tratam desta regulamentação também permitem que os interessados adotem áreas de sistema de lazer e áreas verdes.

Texto e fotos: Alex Brasileiro