08/04/2016
Prefeitura e DER iniciam pavimentação da estrada vicinal que liga Birigui a Coroados

A Prefeitura de Birigui e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) iniciaram esta semana a execução das obras e serviços de pavimentação da estrada vicinal BGI 348, que liga Birigui à divisa de Coroados. Os trabalhos começaram na segunda-feira (4 de abril) e a previsão de término é de 24 meses. O investimento, por parte do Governo do Estado, é de R$ 381.000,00.

No município de Birigui a extensão da obra é de 1,8km, conforme plano de trabalho que consta no convênio entre a Prefeitura e DER, assinado em julho de 2014. Cabe ao órgão do governo estadual oferecer equipamentos e pessoal da Patrulha Rodoviária, além de materiais necessários, implantar a sinalização e fiscalização adequadas ao tráfego durante a execução das obras e serviços.

Ao município cabe liberar as áreas necessárias, já que a obra começa na rua Fernando Castilho, no bairro Jandaia, que dá acesso a BGI 348, declarar de utilidade pública as áreas necessárias, complementar o plantio de gramas em canteiros (caso haja necessidade) e demais finalizações da obra perto de seu término.

O início da obra é resultado do encontro realizado em janeiro deste ano, quando o prefeito Pedro Bernabé e o secretário municipal de Serviços Públicos, Miguel Ribeiro, estiveram no DER Araçatuba e solicitaram agilidade ao diretor regional, Carlos Eduardo Sartori Valdiviezo.

De acordo com o prefeito, a obra irá beneficiar toda a população de Birigui, em especial os moradores dos bairros Jandaia, Jardim Planalto, Ipê, Jandaia 2 e bairros adjacentes, até a ponto do Córrego Baixotes.

Nos próximos dias o Departamento de Trânsito de Birigui irá colocar placas de sinalização nas ruas próximas da obra. A meta é oferecer mais segurança aos motoristas que utilizam o trecho. A Prefeitura pede atenção aos que trafegam pela rua Fernando Castilho (Jandaia), onde o DER está realizando a primeira parte do serviço.

Texto e fotos: Tiago Lotto