11/04/2016
Cultura promove nesta semana série de eventos em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha completa nesta semana 50 anos. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove uma série de eventos, incluindo exibições audiovisuais, contação de histórias, oficinas e espetáculos circenses. As atividades são abertas gratuitamente à população, sendo livres para todas as idades.

Durante toda a semana o público poderá prestigiar a exposição “Cores do Mundo”, da artista plástica biriguiense Lu Mota. Amanhã (12), às 20h, será exibido o filme “O Contador de Histórias”, por meio da parceria entre a Prefeitura e Ponto MIS, programa de circulação e difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Na quarta-feira, dia 13, os artistas da Secretaria de Cultura e Turismo Lela Cavalari, Jéssica Ferreira e Paulo Bernardes apresentam o projeto Cantando Histórias em dois horários: às 8h e às 14h. O projeto leva os participantes a uma viagem musical por meio de contos infantis. Às 15h, haverá a exibição dos curtas Paleolito, O Gigante, Destimação e A Ilha, do Ponto MIS.

ESPETÁCULOS

No dia 14, data de criação da biblioteca, o grupo Os Pregadores do Riso, de Araçatuba, vai apresentar os espetáculos circenses “Palhaços no Olho da Rua” (às 8h) e “Sonhos de Palhaços: Um espetáculo em Pantomima e Onomatopeia” (às 20h). Além disso, o grupo vai ministrar às 14h as oficinas “Batuque Reciclado” e “Formação de Grupos e Produção Cultural”.

Para encerrar a programação da semana do cinquentenário, o cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks vai ministrar a oficina “Vídeo de Bolso com Celular”, em que ensinará a produção de pequenos vídeos com os celulares. Podem participar crianças a partir dos 8 anos e são disponíveis 20 vagas. A oficina é oferecida pelo Ponto MIS.

Todas as atrações ocorrerão no prédio da biblioteca, que fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro. As vagas para as três oficinas são limitadas. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente pelo telefone (18) 3644-9677 ou pelo e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br.

BIBLIOTECA

Inaugurada em 14 de abril de 1966 pela lei municipal nº 723, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha teve início a partir de doações feitas pela Loja Maçônica Paz e Progresso. A instituição recebe o nome do sétimo presidente do Brasil, cujo período de governo fora de 14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910. A homenagem se deve ao fato de o ex-presidente ter sido maçom.

Texto e foto: Rafael Lopes