13/04/2016
Profissionais da Educação participam do 3º Congresso Nacional de Formação de Professores

Quatro profissionais da Secretaria Municipal de Educação estão participando do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), promovido pela UNESP (Universidade Estadual Paulista).

O evento acontece de 11 a 13 de abril, em Águas de Lindóia, e envolve pesquisadores e docentes das principais universidades do país, estudantes de graduação e pós graduação strictu senso e profissionais das redes de ensino.

Representam a Prefeitura de Birigui no evento a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, a diretora pedagógica Andrea Ramos de Oliveira, a coordenadora de área da Oficina Pedagógica Fernanda Candido e o coordenador de área da Oficina Pedagógica Patrik Pacheco Castilho.

Participando do congresso, a secretária de Educação de Birigui apresentou os resultados de sua pesquisa de mestrado, concluída pela USP – Universidade de São Paulo, com o título “A formação contínua em serviço: um estudo das representações de professores e gestores em três municípios paulistas”. Sônia Guaraldo participou do eixo “Formação continuada e desenvolvimento da Educação Básica”.

A diretora Andréa, aluna de mestrado da Unesp Presidente Prudente, participou com relatos de pesquisa em parceria com docentes da universidade: “A formação de professores no PNAIC – uma reflexão sobre os princípios norteadores” e “Políticas públicas e a formação de professores: o PNAIC como objeto de estudo”.

As duas apresentações dos profissionais da Prefeitura, que ocorreram na tarde desta terça-feira (12), contribuíram com discussões acerca da formação docente à luz das vivências de formação desenvolvidas em Birigui.

Para a secretária Sônia Guaraldo, o evento é extremamente importante, pois discute atividades, ações e projetos que buscam mudar o cenário educacional brasileiro e o cenário da formação de professores para a educação básica.

“O congresso oferece amplas consultas, discussões e debates sobre a Educação no Brasil. É uma forma de analisar o cenário educacional atual e também as pesquisas sobre formação, carreira de professores e condições de trabalho na educação básica”, completou a secretária de Educação de Birigui.

Texto: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Educação Birigui