Quatro profissionais da Secretaria Municipal de Educação estão participando do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), promovido pela UNESP (Universidade Estadual Paulista).
O evento acontece de 11 a 13 de abril, em Águas de Lindóia, e envolve pesquisadores e docentes das principais universidades do país, estudantes de graduação e pós graduação strictu senso e profissionais das redes de ensino.
Representam a Prefeitura de Birigui no evento a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, a diretora pedagógica Andrea Ramos de Oliveira, a coordenadora de área da Oficina Pedagógica Fernanda Candido e o coordenador de área da Oficina Pedagógica Patrik Pacheco Castilho.
Participando do congresso, a secretária de Educação de Birigui apresentou os resultados de sua pesquisa de mestrado, concluída pela USP – Universidade de São Paulo, com o título “A formação contínua em serviço: um estudo das representações de professores e gestores em três municípios paulistas”. Sônia Guaraldo participou do eixo “Formação continuada e desenvolvimento da Educação Básica”.
A diretora Andréa, aluna de mestrado da Unesp Presidente Prudente, participou com relatos de pesquisa em parceria com docentes da universidade: “A formação de professores no PNAIC – uma reflexão sobre os princípios norteadores” e “Políticas públicas e a formação de professores: o PNAIC como objeto de estudo”.
As duas apresentações dos profissionais da Prefeitura, que ocorreram na tarde desta terça-feira (12), contribuíram com discussões acerca da formação docente à luz das vivências de formação desenvolvidas em Birigui.
Para a secretária Sônia Guaraldo, o evento é extremamente importante, pois discute atividades, ações e projetos que buscam mudar o cenário educacional brasileiro e o cenário da formação de professores para a educação básica.
“O congresso oferece amplas consultas, discussões e debates sobre a Educação no Brasil. É uma forma de analisar o cenário educacional atual e também as pesquisas sobre formação, carreira de professores e condições de trabalho na educação básica”, completou a secretária de Educação de Birigui.
Comunicação Prefeitura
Texto: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Educação Birigui
Fotos: Divulgação
|