13/04/2016
Prefeito participa de sessão que entregou título de Cidadão Biriguiense para Takeshi Issui

O prefeito Pedro Bernabé prestigiou a sessão solene da Câmara de Birigui que entregou o título de Cidadão Biriguiense ao senhor Takeshi Issui, o Tim. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira, dia 12, e lotou o plenário do Legislativo.  A honraria foi entregue através de projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Gilmar Trecco Cavaca.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Amilcar Branco (Esporte e Lazer), Miguel Ribeiro (Serviços Públicos, Água e Esgoto), Tiago Lotto (Expediente e Comunicação) e Marcelo Marques (adjunto de Administração),

Prefeitos, vereadores e autoridades de Birigui e região estiveram presentes no evento, entre eles o prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida, o Dedê. O plenário do legislativo ficou lotado.

O prefeito de Birigui fez parte da Mesa Diretora e ficou ao lado do homenageado. Usando a palavra, o chefe do Executivo destacou o importante papel social desenvolvido por Tim e sua esposa Miuki. “São exemplos de ajuda ao próximo”, destacou o chefe do Executivo, lembrando que Tim é membro do Rotary.

“Ética, honestidade, dignidade, homem de família são alguns dos adjetivos para o mais novo filho de Birigui, nosso amigo Tim Issui. Ele é um exemplo, um destaque na arte de servir. Sempre pensando no bem coletivo. Agradeço pelo convite e parabenizo o homenageado pelo carinho que tem com nossa querida Birigui. Seja muito bem vindo ao nosso município e parabéns a Câmara pela homenagem”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Conheça - Takeshi Issui

Takeshi Issui nasceu aos 03 de março de 1934, em Araçatuba Estado de São Paulo. Seus pais vieram do Japão para Araçatuba em 1929. Aturam no cultivo do café e algodão, depois abriram a primeira sorveteria de Araçatuba.

Criado em um lar harmonioso, onde o ambiente também era prazeroso, pois oravam e agradecia pelo que tinha, desenvolvendo em seus familiares o espírito de ajudar o próximo.  E foi nesse espírito de conscientização e harmonia que ajudaram a edificar a Comunidade Nipo Brasileira e o Templo Budista Higashi Nambei Honganji. Formou-se em Técnico em Contabilidade e Administração de Empresas na Faculdade de Administração de Empresas e Comércio D. Pedro II. Após prestar o serviço militar, casou-se em 1960 com Sra. Miuki. Dessa união tiveram quatro filhos: Marcia, Roseli, Vivian e Marcelo Yuzo (in memorian). Hoje tem seis netos que são Tymo, Akina, Namy, Aya, Tamy e Nolan.

Em 1977 ingressa no Rotary Club Araçatuba – Oeste – Distrito 4.470 desde 1977 e Rotary Clube Araçatuba Alvorada – Distrito 4470 desde 2012. Tim é hoje o quinto maior doador do Brasil para compra da vacina Poliomielite para o mundo, sendo sócio honorário de 19 Clubes do Rotary. Sua doação pessoal, financeira, dedicação, respeito e participação pelos companheiros rotarianos deu a Tim o título Paul Harris (fundador do primeiro Rotary Club), uma das maiores honrarias da entidade.

Colabora até hoje com várias entidades assistenciais, entre elas o Asilo São Vicente de Paula, Hospital Benedita Fernandes, Ritinha Prates, além da Associação Cultural Nipo Brasileira, entre outros.

Em Birigui Ussui é associado honorário do Rotary Club XIX de Abril e do Rotary Club Cidade Pérola. Tem participado ativamente nas realizações de eventos destes clubes, com a finalidade de angariar fundos também para a comunidade local. Em 2014 tornou-se membro da AKS – Arch Klumph Society, sendo um dos cinco brasileiros rotarianos a tornar-se membro AKS.

Aos 82 anos, Tim ainda administra as construções e reformas de todo seu patrimônio. Considerado um homem de sucesso, preza o valor em família, religião, profissão, amizade, instituição e ação.

Texto e fotos: Tiago Lotto