13/04/2016
Espetáculos circenses e oficinas teatrais são atrações desta quinta-feira (14) na Biblioteca Municipal

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui convida toda a população para prestigiar duas peças teatrais circenses que serão apresentadas nesta quinta-feira (14 de abril) pelo grupo Os Pregadores do Riso, de Araçatuba. Pessoas com deficiência auditiva ou visual terão acesso a recursos que possibilitarão apreciar os espetáculos.

Além disso, serão ministradas duas oficinas gratuitas. As atrações integram a programação dos 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha e ocorrerão na sede da instituição, na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro. Para participar das oficinas é necessário fazer inscrição antecipada pelo telefone (18) 3644-9677 ou e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br.

TEATROS

A partir das 8h, será apresentado o espetáculo “Palhaços no Olho da Rua”, que fará uma viagem ao tempo resgatando as antigas Gags (piadas) do circo, encenadas por palhaços há mais de 200 anos. A produção tem por objetivo remeter a plateia a real vivência do palhaço, um observador e crítico do comportamento humano, despertando gargalhadas e fazendo reflexão pessoal e social.

Já às 20h será apresentada a comédia “Sonhos de Palhaços: Um espetáculo em Pantomima e Onomatopeia”, sobre a importância de conviver com as diferenças. O espetáculo conta um dia típico na vida de dois palhaços, porém, com um estudo psicológico em que ficam evidentes duas forças opostas: a governamental e os injustiçados.

Os dois espetáculos contarão com a tradução em Libras. Na peça da noite haverá ainda o recurso de audiodescrição, no qual serão disponibilizados dez aparelhos auditivos. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, o objetivo é promover a inclusão social e democratizar a cultura, tornando os espetáculos acessíveis a todos.

OFICINAS

O grupo Os Pregadores do Riso ministra ainda duas oficinas simultaneamente às 14h. Uma delas é a “Batuque Reciclado”, que ensinará a confecção de instrumentos com materiais recicláveis. A outra é sobre “Formação de Grupos e Produção Cultural”, que vai tratar sobre os pontos fundamentais para uma produção teatral: como e onde captar recursos, promoção, divulgação e execução.

Texto: Rafael Lopes