13/04/2016
Secretaria de Cultura e Turismo recebe inscrições para oficina gratuita 'Vídeo de Bolso com Celular'

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui está com inscrições abertas para a oficina “Vídeo de Bolso com Celular”, que ocorre na próxima sexta-feira (15 de abril), das 13h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha. A atividade será realizada pelo programa Ponto MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com o município.

Os interessados em participar devem ter mais de 8 anos. São oferecidas 20 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (18) 3644-9677 ou pelo e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br. A biblioteca fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro. A oficina integra a programação dos 50 anos da instituição.

A oficina será ministrada pelo cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks, que ensinará os participantes a produzirem na prática um pequeno vídeo com as câmeras dos seus próprios aparelhos celulares. A atividade abordará todo o processo de criação de vídeo, passando pelo roteiro, produção, filmagem e até uma rápida edição.

O objetivo é mostrar que o celular também pode ser uma ferramenta de comunicação audiovisual para produzir imagens em movimento com qualidade, seja no gênero da ficção, documentário ou experimental. Ao final da oficina, todos os curtas produzidos pelos participantes serão postados em canais de exibição na internet.

PALESTRANTE

Ralph Friedericks é graduado em Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie e estudou fotografia fixa e roteiro audiovisual em Paris, na França. Atualmente, ele é diretor e produtor da produtora Matiz Filmes, de São Paulo, e coordena oficinas de vídeo e fotografia desde 2000. Ganhou prêmio de roteiro no Conservatório de Escrita Audiovisual de Paris e dois prêmios do Festival do Minuto.

Texto: Rafael Lopes